...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conferência sobre ciências humanas e o tempo presente inicia a IV Semana de Humanidades da UERN

Provocando reflexões e discussões sobre “As ciências humanas e o tempo presente”, foi iniciada na noite de ontem (26), no Teatro Lauro Monte Filho, a IV Semana de Humanidades, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN). A programação segue hoje (27) e amanhã (28) com minicursos, simpósios, mesas-redondas, atrações culturais, entre outros.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Michel Zaidan Filho, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o educador, a realização de um evento como esse nos dias que vivem o Brasil pode ser considerado um ato de resistência.

“A universidade está vivendo sob fogo cruzado, mais ainda a área das humanidades porque nós incomodamos àqueles que estão no poder, nós dizemos as coisas como elas são e isso incomoda bastante”, refletiu Michel Zaidan, que tem graduação em Filosofia, Mestrado em História e Doutorado em História Social.

Durante a fala de abertura do evento, o subchefe de Gabinete da Reitoria, professor Esdra Marchezan, representando o reitor Pedro Fernandes, parabenizou a organização pela escolha do tema e defendeu as universidades.

“Nesse tempo em que as instituições estão sendo mais atacadas faz-se necessário resistir, dizendo e mostrando o contrário, destacando a importância da universidade para toda a sociedade”, comentou.

O diretor da FAFIC, professor William Coelho, ao se referir a atividades como a Semana de Humanidades, lembrou que “não se faz um curso superior só em sala de aula. É preciso sair para expandir os conhecimentos e alcançar mais pessoas”.

Coordenador-geral da IV Semana de Humanidades e vice-diretor da FAFIC, o professor Marcílio Falcão desejou a todos um evento proveitoso na discussão das demandas do nosso tempo.

A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support