Concluintes de sete turmas colam grau

Na noite desta quinta-feira, 22, colaram grau alunos de sete turmas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) dos cursos de Gestão Ambiental, Matemática (vespertino e noturno), Física, Química e Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado).

A solenidade foi presidida pelo diretor da Faculdade de Ciências Naturais (FANAT), professor Dr. Francisco Chagas de Lima Junior.

O discurso em nome das turmas concluintes foi proferido por Jeferson Lhankaster Targino Guerra Filho, do curso de química.

Ele iniciou o discurso refletindo sobre os últimos anos. “É muito difícil chegar aqui representando tantos formandos, de diferentes áreas e ao mesmo tempo somos gratos”, disse. “Eu poderia chegar aqui e romantizar o nosso sofrimento, mas foram anos de negacionismo, sofrimento, racismo e homofobia”, lembrou.

Jeferson ressaltou que por outro lado a pandemia, apesar dos sofrimentos, proporcionou o surgimento de novas formas de aprendizado. “Conseguimos conhecer uma nova forma de aprender”, disse. Em seguida ele lembrou do professor Luiz di Souza, primeira vítima da covid-19 no Rio Grande do Norte.

A paraninfa das turmas concluintes foi a professora Ma Aylla Gabriela Paiva de Araújo. Ela desejou sucesso aos novos profissionais que a UERN entregou ao mercado de trabalho. “Na conclusão deste ciclo comemoramos as portas que se abrem. Não desistam que a batalha vai ter dias de vitórias e de lutas”, afirmou.

O discurso de encerramento foi do professor Lima Junior. Ele lembrou um pouco da trajetória dele dentro da UERN e sugeriu que os novos graduados honrem a instituição.

“Tenho 28 anos de universidade, quatro como aluno, e 24 como professor. Comecei a trabalhar tendo como colegas ex-professores e o tempo vai nos dando experiência e o desejo de trabalhar mais e mais. A minha palavra é que vocês honrem o que significa esse papel em suas mãos”, declarou. “É um privilégio sair daqui com esse diploma porque no meu tempo era preciso aguardar alguns meses”, acrescentou.

Na solenidade ainda foi lida uma mensagem da reitora Cicília Maia. Confira na íntegra:

Mensagem – Colação de Grau

Queridos formandos, queridas formandas!
A conclusão de um curso superior marca o fim de uma jornada e o início de um novo ciclo. Hoje é um dia de muita alegria para vocês, para seus familiares e amigos, e também para nós, que fazemos a Uern, pois evidencia nosso papel de Universidade Socialmente referenciada, inclusiva e includente. Mostra que estamos no caminho certo.
Sabemos que não foi fácil chegar ao dia de hoje, a Pandemia de Covid-19, que ainda não passou, impôs uma série de restrições a todos nós. Tivemos que nos reinventar e ressignificar muitos processos, alterar a rotina e exercitar a resiliência.
Hoje vocês saem da Universidade aptos a exercerem suas profissões. Para além do conhecimento profissional, tenho convicção que se tornaram cidadãos mais conscientes do seu papel social.
Tenham orgulho desse diploma! Nós acreditamos e defendemos o papel transformador da Educação. A UERN está de portas abertas, caso vocês desejem retornar para a Pós-graduação.
Honrem o nome da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nossos parabéns a todos e todas, muito sucesso em suas vidas.
Por fim, mês de dezembro é tempo de celebrar, de agradecer e compartilhar bons sentimentos. Desejo um feliz natal e um
2023 de muito amor, paz e realizações para todos e todas.

Cicília Raquel Maia Leite
Reitora da Uern