...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concluintes de Ciência da Computação criam produtos de inovação tecnológica como Trabalho de Conclusão de Curso

Durante as últimas bancas para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Ciência da Computação, do Campus de Natal, dois concluintes se destacaram.

O aluno Getúlio Paulino de Morais Silva fez a apresentação de um produto de inovação tecnológica: uma fechadura eletrônica de baixo custo, que deverá ser instalada em breve no Laboratório de Aprendizagem Robótica do Campus.

O trabalho, que recebeu o nome de “Sistema de Controle de Acesso utilizando Arduino”, teve contribuição dos professores orientadores Rosiery Maia e Anderson Abner Souza e foi aprovado pela banca examinadora com mérito.

Outro trabalho que merece destaque é o do discente Ailton Francisco de Luna e Silva, feito sob orientação dos professores Raul Benites Paradeda e Alberto Signoretti. No Trabalho de Conclusão de Curso, o concluinte apresentou uma ferramenta que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille (sistema universal de leitura e escrita usado por deficientes visuais). A ferramenta, batizada como BrailleApp, foi criada para dispositivos móveis Android, seguindo os padrões de desenvolvimento de acessibilidade para torná-lo o mais acessível possível.

O BrailleApp permite ao usuário escrever em português obtendo a tradução para Braille, assim como, escrever em Braille e obter a tradução para português. Além disso, é possível escrever e enviar como mensagem de texto para outro dispositivo móvel, e ainda tem uma área com a lista de todos os sinais Brailles e alguns exercícios para o usuário praticar. Para facilitar a acessibilidade, a ferramenta conta com um sistema de leitura de tela e de sinais, ou seja, a medida que o usuário escreve ou seleciona alguma opção, por comando de voz, a ferramenta informa o que foi selecionado. Em breve a ferramenta será disponibilizada na loja oficial da Google de forma gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support