Conaes: palestra aborda assistência estudantil

A primeira Conferência de Assuntos Estudantis (CONAES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) encerrou o primeiro dia de programação com uma palestra a respeito da assistência estudantil proferida pela professora Íris Maria de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Assistência Estudantil como centralidade estratégica de combate às desigualdades sociais e regionais, respeito à diversidade e de inclusão social que promova a garantia do pleno acesso, permanência e sucesso dos(as) estudantes” foi o tema apresentado esta noite com transmissão no canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir clique AQUI.

Para a palestrante Íris Maria de Oliveira, que atualmente é titular da Secretaria de Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do RN, o que se busca com a assistência estudantil é antes de tudo que o aluno que entra, sobretudo o de origem popular, tenha uma trajetória de sucesso na universidade.

“Que ele possa vivenciar da melhor forma possível o que a instituição tem para oferecer e que ele se torne um ótimo profissional ao sair dela”, completou.

Em seguida, a educadora apresentou números, estudos e situações que dificultam o ingresso e/ou permanência dos estudantes, principalmente os de baixa renda, estudando nas universidades.

No discurso anterior à palestra, a reitora em exercício da Uern, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais deu as boas vindas aos participantes ressaltando a importância que a Instituição dá às suas políticas de assistência estudantil.

“É com grande prazer que realizamos mais esse momento junto com vocês, estudantes da nossa universidade. É importante a gente ressaltar o quanto estamos buscando ao longo dessa gestão estabelecer o diálogo, potencializar as nossas ações no que diz respeito à assistência estudantil. Junto com vocês diariamente, diuturnamente, temos discutido as necessidades e nos empenhado sobremaneira para tentar atendê-las”, destacou Fátima Raquel.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis Erison Natécio explanou sobre o pioneirismo da Uern em criar diversas ações e políticas em benefício dos estudantes.

“A assistência estudantil é super importante pra nossa instituição, não à toa que nós estamos convidando a nossa comunidade estudantil pra debater todo esse crescimento que a Universidade teve nos últimos anos, se esse crescimento se deu de forma correta, nós precisamos analisar criticamente o que a gente pode melhorar ainda mais e apontar para o futuro”, analisou.

Primeiro dia de evento

Ao longo desta segunda-feira, 29, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Mesa Redonda – Debatendo a internacionalização na Uern: estratégias e desafios; Acessibilidade e Políticas de Inclusão no Ensino Superior; e RESIGNIFICAR – a saúde mental frente ao ensino remoto no contexto da pandemia: infoxicação e inteligência emocional.

O Conaes, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), culminará na construção da política de Assistência Estudantil da Uern.

Estudantes de todos os Campi são convidados a participar e contribuir com as diretrizes da política de Assistência Estudantil da Uern. As inscrições podem ser feitas com o preenchimento do formulário eletrônico.

Internacionalização, acessibilidade, política de inclusão, saúde mental, esporte universitário, estágio, combate ao assédio, valorização da vida, respeito à diversidade e garantia de direitos são os temas a serem tratados no evento até a próxima quinta-feira, 31.

Confira AQUI a programação completa.