Comunidade acadêmica e autoridades prestigiam assembleia dos 50 anos da UERN

Fundada em 28 de setembro de 1968, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora meio século de história. A Assembleia Universitária, realizada nesta sexta-feira, 28, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, foi o ápice da programação celebrativa dos 50 anos da Universidade.

Representantes da comunidade acadêmica, ex-reitores, professores aposentados, autoridades políticas, religiosas e civis e a comunidade prestigiaram a comemoração. O Teatro lotado retratou o reconhecimento da comunidade à importância que a Universidade tem no desenvolvimento social e econômico do Estado.

Para o ex-reitor Elder Heronildes, este é um momento festivo. Ele externa a satisfação de ter feito parte diretamente da história da Instituição e ter dado sua contribuição para o crescimento e fortalecimento da Universidade. “Cada reitor que passou pela UERN contribuiu para que ela seja essa grandeza, que tanto contribui para a formação de pessoas, sobretudo, no interior”, declara.

A ex-reitora Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro destaca que é uma alegria imensa estar comemorando os 50 anos da UERN. Ela lembra que participou da Instituição desde sua fundação. “Primeiro fui aluna, depois professora, em seguida, com a estadualização, passei por funções administrativas, fui pró-reitora de Ensino, chefe de gabinete, vice-reitora e reitora. Então, é um prazer muito grande ter participado dessa história e ter contribuído para o sucesso dessa Instituição”, frisa.

A prefeita Rosalba Ciarlini enfatiza a importância da Universidade para todo o Rio Grande do Norte. “A UERN nasceu em Mossoró e se expandiu para todo o Estado levando conhecimento a milhares de pessoas. Ao longo desses 50 anos, a UERN tem possibilitado a liberdade por meio do saber. Para se ter uma ideia, 95% dos professores da rede pública municipal de Mossoró são formados pela UERN”, declara.

“Esse é um momento importante. A UERN hoje presta serviço em todo o Rio Grande do Norte. Grande parte dos professores do Estado são formados na UERN e isso traz uma responsabilidade muito grande na continuidade da difusão do saber. De um modo especial, a UERN lembra muito Milton Marques de Medeiros e isso me deixa feliz porque sei do amor que ele tinha pela UERN. Só temos a parabenizar a todos que fazem a Universidade”, diz Zilene de Medeiros, esposa do ex-reitor Milton Marques de Medeiros.

O professor aposentado e ex-vice-reitor Aldo Gondim externa o amor que sente pela Instituição. “Nesses 50 anos, gostaria de estar na ativa comemorando. Mas sei que dei minha contribuição em mais de 30 anos de trabalho na Universidade. Eu saí da UERN, mas a UERN continua fazendo parte de mim para sempre”, declara.