Comunidade acadêmica de Patu participa de atividades do Uern Vida Saudável

O “Programa Uern Vida Saudável – Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar” chegou ao Campus Avançado de Patu nesta terça-feira, 19, com atividades de promoção à saúde, qualidade de vida e bem-estar para a comunidade acadêmica.

Levantamento da saúde bucal, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, atualização do cartão de vacina, atividades de fisioterapia e relaxamento foram algumas das atrações utilizadas por alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados.

A iniciativa é realizada pelas pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep), de Assuntos Estudantis (Prae) e de Extensão (PROEX) e, em Patu, contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Isabel Amaral, o Uern Vida Saudável é uma importante ação de valorização e cuidado e tem Patu como um piloto para fazer um levantamento da saúde da comunidade acadêmica. A ideia é levar as ações do Programa para outros campi.

Diante do retorno presencial, as atividades, defende a diretora do Campus de Patu, professora Claúdia Tomé, foram necessárias nesse momento de ansiedades.

“As atividades foram preventivas e atrativas devido à demanda que se apresenta e pela dinâmica com que se deu. A comunidade universitária recebeu muito bem e pediu para que acontecesse outras vezes. Para além disso, fortaleceu a parceria do Campus com a Prefeitura Municipal de Patu através da Secretaria de Saúde. Vários profissionais do município de Patu (nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e educador físico) contribuíram e foram imprescindíveis para que fosse o sucesso que foi”, avaliou.

O Programa agrega ações e projetos já desenvolvidos pela Universidade, como o Uern pela Vida, o acompanhamento do calendário anual da saúde, entre outras ações, de forma a ampliar cada vez mais o alcance.