...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Complexo Cultural de Natal sedia mais uma edição do Ação Global, neste sábado (18)

O Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN na Zona Norte da capital, sediará mais uma vez o Ação Global, projeto organizado pelo Serviço Social da Indústria. Com o tema “Mulher”, a 20ª edição do evento acontecerá no próximo sábado,  dia 18 de maio, das 08 às 18 horas.

De acordo com o gerente de Responsabilidade Social do SESI-RN, Marcelo Dantas, a programação abrange diversas áreas, como: saúde, educação, cultura, esporte, lazer e  serviços jurídicos. Tudo oferecido gratuitamente ao público presente.

Em parceria com a Rede Globo e outras 150 instituições, a meta do Departamento Regional do SESI é realizar cerca de 80 mil atendimentos. A estimativa é de que pelo menos 24 mil pessoas visitem os estandes e quiosques da Ação Global 2013.

– Pela primeira vez, serão oferecidos exames gratuitos de DNA no Ação Global

A Corregedoria de Justiça (CNJ), em parceria com o laboratório DNA Center, vão oferecer exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade durante a 20ª Edição do Ação Global 2013.

O objetivo é estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. A busca pelo exame pode ser feita espontaneamente pelo pai ou solicitada por mãe e filho.

As ações do Pai Presente contam com um aparato que inclui a participação de juízes, advogados, conciliadores, representantes dos cartórios (para receberem as averbações e posteriormente prepararem os registros) e do laboratório DNA Center, que realiza os exames para os casos dos que têm dúvida quanto à paternidade.

Os exames de DNA serão oferecidos das 8h às 18h.

– Como é feito o exame para reconhecimento de paternidade?

O procedimento é simples. A coleta de material genético é feito sempre com a presença da mãe, filho e suposto pai.

O teste de paternidade baseia-se na análise do DNA (ácido desoxirribonucleico), uma substância presente em todas as células do corpo e que é responsável pela transmissão das características hereditárias dos genitores para seus descendentes. Com exceção de gêmeos idênticos, cada pessoa tem um padrão único de DNA, a exemplo de sua impressão digital.

O bioquímico Roberto Chaves explica que o exame de DNA identifica e compara várias regiões do DNA do (a) filho (a), da mãe e a do pai. Durante o teste, são analisados os padrões de DNA que uma pessoa herdou da mãe e a outra metade do pai. Durante o teste, os padrões do filho (a) são, primeiramente, comparados com os da genitora.

“Os que não correspondem aos padrões maternos são, portanto, obrigatoriamente provenientes do lado paterno. Se o homem testado não possuir esses padrões em seu DNA, ele certamente não é o pai biológico”, explica o especialista.

Nos casos em que o exame dá um resultado negativo, o procedimento é repetido. Ainda de acordo com o bioquímico Roberto Chaves, no Brasil, o índice de resultados negativos gira em torno de 20%. No Estado, esse índice sobe para 25%.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support