COMPLEXO CULTURAL DE NATAL REALIZA 1ª MOSTRA DE DANÇA POPULAR DO RN

O Complexo Cultural de Natal realizará na próxima sexta-feira (27), a partir das 17h, a 1ª Mostra de Dança Popular do RN, com o objetivo de divulgar sua Oficina de Dança Popular, que oferece cursos para crianças, jovens, adultos e idosos, e manter a memória das danças que fazem parte das manifestações folclóricas do Estado.

A mostra será realizada em parceria com escolas públicas e particulares, além de grupos de dança da Grande Natal. “Resguardar nossas origens para que as próximas gerações possam usufruir da riqueza cultural potiguar é o nosso principal objetivo”, explica o coordenador da Mostra e professor de dança do CCN, Gevaldo Cruz.

O evento será aberto por uma apresentação do Grupo Parafolclórico, da UFRN, dançando um Maracatu. Cerca de dez grupos, com no mínimo dois bailarinos, se inscreveram para se apresentar na Mostra, com coreografias de até cinco minutos. As performances, obrigatoriamente, deverão se enquadrar na modalidade de dança folclórica. Entre as danças apresentadas estarão Coco de Roda, Carimbó, Frevo, Ciranda e Pastoril.

O objetivo do CCN é tornar a Mostra de Dança Popular um evento anual, marcando as comemorações do Dia do Folclore, 22 de agosto.

Curso de Dança do CCN

Os cursos de dança do CCN tiveram iniciou em junho passado, com três turmas de 30 alunos cada, lotação máxima. Os participantes são pessoas de todas as faixas etárias, a partir dos nove anos de idade, que não necessitam ter pré-conhecimentos de dança. O curso tem duração de seis meses. Um novo módulo deve ser aberto em janeiro.

“O objetivo do curso de dança popular é oferecer conhecimento à população, preservando e difundindo a memória cultural potiguar da dança. O objetivo dos alunos é variado. Para as crianças é uma ocupação, um lazer e também uma forma de aprender sobre nossa cultura. Para os adolescentes, além do lazer, é uma forma de entrosamento social, através da dança. Para os idosos, é lazer, ocupação e atividade física”, explica o professor Gevaldo.

Neste semestre, os alunos da Oficina de Dança Popular do CCN já aprenderam a dançar Xote e Forró, e estão praticando o Carimbó, o Boi Bumbá e o Frevo.

Grupo Parafolclórico

O convidado especial da Mostra, o Grupo Parafolclórico, tem 19 anos de existência e é composto, atualmente por 18 bailarinos.

O Parafolclórico foi único grupo convidado para representar o Brasil no 7º Festival Internacional de Folclore e Arte da China, que será realizado entre os dias 3 e 21 de outubro, nas cidades de Suzhou e Pequim.