...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como universidades estaduais estão enfrentando a pandemia foi tema do UERN Talks

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi uma das primeiras instituições a suspender as atividades presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do dia 15 de março, data da oficialização, diversas ações foram e estão sendo tomadas pensando na saúde e segurança da comunidade acadêmica. A atuação dessa e de outras universidades no atual contexto foi tema do UERN Talks de hoje, 27.

A Profª Drª Fátima Raquel, reitora em exercício da UERN, debateu com o Prof. Dr. Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), sobre como as universidades estão enfrentando a pandemia no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A conversa foi mediada pelo jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da UERN, Esdras Marchezan.

“Nós criamos um comitê que discute estratégias de prevenção e combate ao novo coronavírus dentro e fora da Universidade, que pensa nos aspectos físicos e estruturais para trazer segurança, levando em consideração também as questões de ensino e de tecnologia”, explicou Fátima Raquel.

A reitoria está montando um calendário suplementar para quando for possível retomar as atividades presenciais. Toda a comunidade acadêmica será ouvida antes que a proposta seja avaliada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Outra ação de destaque foi feito pela engenheira de segurança do trabalho da UERN, Sara Barroso. O estudo “Recomendações de Segurança nas Instalações da FUERN – Prevenção à Transmissão do Covid 19” elenca todas as situações e aponta as necessidades para que as atividades voltem de forma presencial de forma segura, desde a adequação das salas de aula até a distribuição de insumos para a comunidade acadêmica.

Para a vice-reitora, as atividades deverão ser retomadas com qualidade e de forma acessível a todos os seus estudantes.

CENÁRIO

Não há nenhuma universidade completamente paralisada, de acordo com o presidente da ABRUEM. As instituições estão se adaptando às novas dificuldades e implementando ações para que o funcionamento não sofra ainda mais prejuízos.

“Estamos com muitas atividades remotas acontecendo. Trabalhar virtualmente era uma coisa excepcional, mas agora tornou-se uma necessidade. No entanto, nosso maior desafio não é a tecnologia, mas a educação em si, como incluir todo mundo”, ressaltou o professor Rangel Júnior.

No âmbito da UERN, diversas atividades, eventos, reuniões etc estão acontecendo virtualmente, seja pelas redes sociais na internet ou por plataformas como o Google Meet.

PROGRAMA

Exibido às quartas-feiras, às 16h, o UERN Talks discute um tema a cada edição. A transmissão acontece pelos canais da UERN TV no Youtube e  Facebook, e no Canal 23.1 da TCM Telecom.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support