Comitiva da Uern faz visita técnica à UEPB para conhecer modelo de autonomia e estreitar os laços interinstitucionais

Uma comitiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) visitou, nesta quinta-feira (9), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com o objetivo de conhecer in loco o modelo de Autonomia Financeira implantado na instituição desde 2005.

A reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas, acompanhados de pró-reitores, professores e técnicos, foram recepcionados pela reitora da UEPB, profa. Célia Regina Diniz, e sua equipe.

Servidores da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Pró-Reitoria de Administração (Proad) e Unidade de Controle Interno (UCI) permaneceram na UEPB na quinta-feira e seguem, nesta sexta-feira, para conhecer a dinâmica de outros processos.

“Trocamos experiências e informações sobre leis, gestão, execução orçamentária, relação com a comunidade interna, orçamento participativo, investimento em infraestrutura, aquisição de equipamentos, realização de concursos e uma série de outras demandas. Muito importante esse momento de diálogo e estreitamento de relações”, destacou a reitora Cicília Maia

A reitora Célia Diniz afirmou que a autonomia é necessária e precisa ter a força da lei. “A nossa universidade tem dificuldades, se a gente tem uma palavra que define a UEPB é resiliência. Após a autonomia tivemos um salto qualitativo, começando pelo aumento da quantidade de profissionais através de concursos públicos. Isso fortaleceu os cursos de graduação e possibilitou a criação dos programas de pós-graduação”, comentou Célia Diniz, acrescentando como cruciais as ações de transparência.

Participaram da reunião: o subchefe de Gabinete da Uern, Jandeson Dantas; a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fátima Raquel; a pró-reitora de Administração, Simone Gurgel; o pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Finanças, Rafael Ramon; Jônatas Marques, do Controle interno; Ítalo Dantas, diretor Financeiro; Flávio Rocha, chefe da Contabilidade; e Josenildo Silva, assessor técnico da Proad. A equipe da UEPB foi composta por: pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier; pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares; a pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Verônica Pessoa; o pró-reitor adjunto de Gestão Financeira, Cláudio Vieira do Nascimento; o chefe de Gabinete da UEPB, professor Luciano Albino.