Comitê Gestor do PIBID/RESPED realiza a primeira reunião e define ações

O Comitê Gestor do PIBID/RESPED/UERN realizou, na última terça-feira (30), sua primeira reunião, que teve como principais objetivos a definição de trabalhos e a acolhida dos coordenadores de gestão. O encontro ocorreu na sala da Pós-Graduação de Direito, no Campus Central.

Entre as definições acordadas durante a reunião entre os coordenadores institucionais e os coordenadores de gestão, estão visitas às escolas nas quais são desenvolvidos as atividades do PIBID e do RESPED e a realização de uma primeira reunião com os professores coordenadores dos subprojetos e/ou núcleos, além da apresentação dos coordenadores de gestão aos coordenadores dos subprojetos dos dois programas.

Conforme a coordenadora institucional do RESPED, a professora Meyre-Ester Barbosa, a incorporação dos coordenadores de gestão à equipe de trabalho do PIBID/RESPED é importante por “serem os coordenadores de gestão o olhar pedagógico dos programas, acompanhando e apoiando o desenvolvimento das atividades, assim como sendo um elo entre as equipes dos subprojetos/núcleos e os coordenadores institucionais”.

Por sua vez, o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), professor Wendson Medeiros, destacou que há “uma importância, inclusive estratégica, dos programas para os municípios, tanto em função da contribuição para os processos formativos e a melhoria da educação, quanto em função dos recursos gerados, com bolsas para estudantes, preceptores (RESPED) e supervisores (PIBID)”.

O pró-reitor adjunto destacou ainda a descentralização da gestão nos programas, envolvendo professores de todos os campi que têm projetos em execução.

Os coordenadores de gestão do PIBID/RESPED são os professores Heronilson Freire, ou “Heron” (Geografia, Assú), Beatriz Ferreira (Letras, Patu), Franklin Costa (Geografia, Pau dos Ferros), Conceição Almeida, ou “Ceiça” (Biologia, Campus Central), e Karlla Souza (Ciências Sociais, Campus Central).

A acolhida aos coordenadores foi realizada pelo pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, pelos coordenadores institucionais do PIBID, professor Allan Solano, e do RESPED, professora Meyre-Ester Barbosa, e pela chefe do Setor de Programas Formativos, professora Josélia Carvalho.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 28 de maio, às 8h30, na sala do PIBID/RESPED, no Campus Central. Na ocasião, os coordenadores de gestão irão apresentar uma visão geral de como está o desenvolvimento dos programas.