...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comitê de Ética em Pesquisa já avaliou mais de 450 projetos

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UERN) analisou, desde o segundo semestre de 2009 quando foi instituído, um total de 454 processos avaliativos. O objetivo do Comitê é defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Vinculado à Reitoria da UERN, o CEP é uma instituição colegiada, multidisciplinar e independente. Todo o trabalho é voluntário. A professora Ms. Luciana Alves Bezerra Dantas Itto, coordenadora do CEP, explica que o comitê é formado por 11 membros de diferentes áreas. “Temos no comitê enfermeiros, biólogos, estatísticos, nutricionistas, assistente social, veterinário, profissionais da área de Educação, dentre outros”, afirma a professora. O CEP está instalado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Luciana Itto informa que a maior parte dos processos encaminhados ao CEP é da área da Saúde. “A aprovação desses projetos gira em torno de 80% a 90%”, complementa. A tendência é que o número de projetos sob análise do CEP cresça, principalmente devido ao avanço da produção científica na UERN, a partir dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Quando o CEP iniciou sua atuação, em 2009, foram avaliados 77 projetos, no ano passado esse número saltou para 155.

O CEP/UERN tem representação na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), através da vice-coordenadora, professora Dra. Dayseanne Araújo Falcão, que é membro do CONEP, órgão que é ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Dayseanne explica sobre as responsabilidades dos comitês e do Conep. “O grau de complexidade é diferenciado. Quando os processos envolvem a área de Genética Humana, colaboração estrangeira, novos medicamentos e vacinas, por exemplo, eles são avaliados pelo CONEP, pois podem ser processos que envolvem riscos lesivos”.

Através da Plaforma Brasil, ferramenta que entrou no ar em janeiro desse ano, o processo de tramitação dos processos está mais ágil. Os pesquisadores preenchem o formulário diretamente no site. “Essa ferramenta deu mais celeridade na elaboração dos pareceres”, explica Luciana Itto. A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisa envolvendo seres humanos para todo sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final do CEP/CONEP.

 Dayseanne Falcão informa que o CEP, além de avaliar os projetos da UERN, também pode emitir pareceres de projetos de outras instituições. “Quando o projeto é realizado na área de Mossoró, o CEP pode fazer a avaliação dessas demandas encaminhadas pela Plataforma Brasil”.

Sobre o teor das pesquisas, Luciana Itto destaca os princípios éticos do sigilo e da confidencialidade que regem o CEP/UERN. “Tudo é anônimo, as discussões ocorrem dentro da sala”. O CEP realiza reuniões mensais na Faculdade de Ciências da Saúde. Os interessados podem entrar em contato pelo site do comitê: http://di.uern.br/cep/

Mais informações:

Telefone: 3318-2596 / E-mail – cep@uern.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support