...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

COMITÊ DE ÉTICA DA UERN É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DA IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA BRASIL

O Comitê de Ética da UERN foi selecionado para participar da implantação do Projeto Piloto “Plataforma Brasil”. A Profª Ms. Daniela Mendes (Coordenadora) e o Profº Dr. Wogel Oliveira (Subcoordenador) estão participando de uma reunião de treinamento do novo sistema no Conselho Nacional de Saúde, o treinamento iniciou ontem, dia 29, e será concluído hoje, dia 30 de março. Os CEPs da UERN e da UFPE foram os únicos selecionados da região Nordeste.

A Plataforma Brasil foi criada para substituir o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep), com mecanismos de busca que permitem analisar retrospectivamente as pesquisas em andamento no País. O novo sistema será formado por um banco de dados com quatro fontes primárias: pesquisadores, CEPs, Conep e o público em geral. Em seguida, serão adicionadas outras fontes, visando criar uma interação futura com agências regulatórias e de fomento à pesquisa, instituições internacionais e editores científicos.

O principal objetivo da Plataforma é fornecer as instâncias que compõem o Controle Social informações suficientes para o acompanhamento da execução das pesquisas e da “Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde do Brasil”. Além disso, o novo sistema divulgará dados sobre as pesquisas em seus diferentes estágios (fase de projeto, fase de campo e relatórios de pesquisas já concluídas).

O novo sistema é uma criação da Conep em parceria com algumas áreas do Ministério da Saúde, como o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support