Comitê Covid-19/Uern publica nota técnica sobre retorno das atividades presenciais

O Comitê Covid-19/Uern, em nota técnica divulgada na tarde de hoje, 10, considera seguro o retorno das atividades presenciais no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde que todos se comprometam com o devido cumprimento do esquema vacinal e na observância dos protocolos e normas vigentes de prevenção à contaminação.

A utilização de máscaras, a higienização das mãos e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal são algumas das recomendações sanitárias que devem ser mantidas para a segurança de todos, alerta a nota.

A Uern retoma suas aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, 14.

Confira a nota na íntegra:

NOTA TÉCNICA Nº 002/2022 – COMITÊ COVID UERN

O avanço da imunização contra a COVID-19 no Brasil e no Rio Grande do Norte repercutiu na redução sucessiva dos índices de agravamento de casos e óbitos decorrentes da doença. Dados recentes da Secretaria do Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN indicam que 91% da população potiguar tomou pelo menos a primeira dose dos imunizantes e 80% foi vacinada com a 2ª dose. Outro índice relevante é a redução do número de casos confirmados da doença no estado que, no mês de fevereiro deste ano, caiu para, aproximadamente, 25% do quantitativo apresentado no mês anterior.

A redução nos índices de contaminação e agravamento dos casos de COVID-19 deve-se também, em grande parte, à adoção de medidas sanitárias indicadas pelas autoridades competentes, em especial, o uso correto de máscara de proteção e a frequente higienização das mãos. Além disso, a redução do número de óbitos que não acompanha proporção correspondente aos picos pandêmicos anteriores à vacinação aponta para um panorama positivo de efetividade da imunização da população nas diversas faixas etárias.

Assim, entendemos que a retomada presencial das atividades acadêmicas no âmbito da Uern pode acontecer de forma segura, no dia 14 de março, desde que todos se comprometam com o devido cumprimento do esquema vacinal e na observância dos protocolos e normas vigentes de prevenção à contaminação, especialmente no Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UERN, com orientações específicas para diferentes situações presentes no contexto universitário.

Concernente aos protocolos gerais de prevenção, recomendamos que sejam observadas para a retomada das atividades presenciais, entre outras medidas:

• Utilizar máscaras de proteção facial em todos os ambientes da UERN, exceto durante a realização de refeições em locais apropriados para este fim;

• Higienizar as mãos, frequentemente, com água e sabonete ou, alternativamente, álcool 70%;

• Manter-se afastado das atividades presenciais se apresentar sintomas característicos de doenças gripais, reportando-se à sua coordenação direta;

• Evitar cumprimentos que envolvam o contato físico direto com outras pessoas;

• Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal;

Além dessas medidas, convém ressaltar a importância da imunização com a 3ª dose como medida de proteção contra infecção por COVID-19. Lembramos que a observância dos protocolos diz respeito ao acompanhamento periódico e atento dos rumos da pandemia, rememorando momentos em que se julgava estar em recrudescimento e as circunstâncias se mostraram adversas. Trata-se ainda de período de cuidados e atenção. A postura parcimoniosa de toda a comunidade acadêmica tem sido de fundamental importância na abordagem e combate à pandemia desde seu início, compreendendo tal processo como um desafio de ordem coletiva de preocupações plurais, repleto de responsabilidade e compromisso humano.

Salientamos, por fim, que as recomendações desta Nota Técnica se fundamentam nas atuais orientações sanitárias emitidas pelas autoridades competentes e na legislação vigente, sendo passível de revisões posteriores na superveniência de novas diretrizes aplicáveis.