Comitê Covid-19/Uern opina por manutenção de atividades presenciais, mas reforça cuidados contra o vírus

O Comitê Covid-19 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) disse entender viável a manutenção das atividades presenciais, mas reforçou a necessidade das medidas preventivas.

A obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, a higienização frequente das mãos e o cumprimento do esquema vacinal continuam indispensáveis.

Essas recomendações constam da Nota Técnica 005/2022, publicada nesta terça-feira (21), e incluem ainda a ampliação da comunicação, através dos canais oficiais, no incentivo à vacinação e aos protocolos institucionais a serem tomados quanto aos casos positivados.

Deve-se persistir também na testagem dos sintomáticos, como forma de identificar os positivados para o isolamento e início precoce do tratamento, evitando possíveis agravamentos na condição clínica e infecção de outras pessoas.

“Nos últimos dias, este Comitê alertou sobre um agravamento do quadro sanitário no Rio Grande do Norte, quadro que se mantém estável, apesar da realização dos eventos internos e externos que geram aglomeração, como os festejos juninos”, diz a nota.

O Comitê Covid 19/UERN monitora o panorama das infecções por SARS-CoV-2, para orientar a tomada de decisões da gestão universitária.

Confira a nota na íntegra:

Nota técnica – 005/2022

comitê covid 19/UERN

Desde o início da pandemia, o Comitê Covid 19/UERN monitora o panorama das infecções por SARS-CoV-2 do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, com o objetivo de orientar a tomada de decisões da gestão universitária para a preservação da saúde dos membros da Comunidade Acadêmica e comunidade geral.

Nos últimos dias, este Comitê alertou sobre um agravamento do quadro sanitário no Rio Grande do Norte, quadro que se mantem estável, apesar da realização dos eventos internos e externos que geram aglomeração, como os festejos juninos.

Analisando os dados sobre a Covid-19 no Rio Grande do Norte, este Comitê observa que a situação epidemiológica da pandemia em território potiguar ainda requer que se mantenham todas as medidas protetivas já conhecidas, e notadamente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no âmbito da UERN, a higiene frequente das mãos e a observância ao cumprimento do esquema vacinal, com as devidas doses de reforço, quando for o caso.

Desta forma, este Comitê recomenda à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:

* a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados nas dependências da UERN;

* o incentivo à vacinação através da intensificação, nos canais de comunicação oficiais da UERN, as campanhas de incentivo à vacinação;

* a ampliação da divulgação dos protocolos institucionais para comunicar à UERN os casos positivados;

* a continuidade da testagem dos sintomáticos, como forma de identificar os positivados para o isolamento e início precoce do tratamento, evitando possíveis agravamentos na condição clínica do paciente e infecção de outras pessoas.

Considerando a fase atual da pandemia e a cobertura vacinal estimada da comunidade acadêmica contra a COVID-19, este comitê entende que, para o momento, a manutenção das atividades na modalidade presencial é viável, isolando-se devidamente eventuais casos confirmados, de acordo com os protocolos de saúde emitidos pelas autoridades competentes.

Comitê Covid 19/UERN

Mossoró, 21 de junho de 2022.