Comitê Covid-19/UERN chama atenção para necessidade da comunidade acadêmica concluir esquema vacinal

O Comitê Covid-19/Uern voltou a se reunir nesta terça-feira (19). Desta vez, em sua nova composição. O retorno das atividades presenciais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi o tema central da reunião, diante do retorno gradual dos técnicos administrativos e da proximidade do retorno das atividades acadêmicas, previsto para fevereiro de 2022.

Os membros do Comitê chamaram a atenção para a importância da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) concluir o esquema de vacinação, inclusive tomando a dose de reforço, quando for o caso, como forma de conter a pandemia e preservar a segurança de todos.

“Em todas as falas dos membros do Comitê, percebemos a preocupação com a conclusão do esquema vacinal. É preciso que as pessoas, não apenas da nossa Comunidade Acadêmica, mas de uma forma geral, tenham a consciência da importância da vacina. Os números mostram a mudança de cenário da pandemia com o avanço da vacinação, mas é preciso que essa vacina chegue ao braço de todos e todas. A vacina está disponível, é de graça! As pessoas precisam se sensibilizar e entender que vacinação não é um ato individual, mas uma atitude que atinge a todos nós. A pandemia não acabou!”, afirmou a reitora Cicília Maia, presidente do Comitê Covid-19/Uern.

Outro ponto relevante foi a necessidade da continuidade do uso correto da máscara e higienização das mãos. Além dos membros do Comitê, a reunião contou com a participação da engenheira de segurança no trabalho da Uern, Sara Barroso, que apresentou uma série de normas de biossegurança a serem observadas para o retorno seguro das atividades presenciais neste primeiro momento, com o retorno dos técnicos administrativos e, posteriormente, com o retorno das aulas presenciais. A assessora da reitoria, Jéssica Figueiredo, também participou da reunião.

Nos próximos dias, o Comitê irá divulgar uma nota técnica orientando a Comunidade Acadêmica da Uern sobre as medidas a serem adotadas ou continuadas para o retorno das atividades presenciais.

A Universidade também está elaborando uma campanha de conscientização para a vacinação e observação das medidas de enfrentamento à pandemia.

Veja a nova composição do Comitê Covid-19/Uern – Profa. Cicília Raquel Maia Leite – Reitora; – Prof. Francisco Dantas de Medeiros Neto – Vice-Reitor; – Prof. Fabiano Rodrigues Maximino – Facs; – Profa. Amélia Caroline Lopes Fernandes – Faen; – Profa. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro – Proeg; – Profa. Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso – Progep; – Ag. Tec. Esp. Marquiony Marques dos Santos – Campus Avançado de Caicó; – Profa. Kalidia Felipe de Lima Costa – Faen; – Prof. Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes – Facs; – Prof. Dácio Michel da Cruz Souza – Campus Avançado de Natal; – Profa. Janieiry Lima de Araújo – Campus Avançado de Pau dos Ferros