...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comissão volta a se reunir para discutir retorno de atividades presenciais na UERN

A Comissão Especial de Consulta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEC/UERN) voltou a se reunir nesta sexta-feira (3) com o objetivo de avaliar o cenário atual da pandemia no Rio Grande do Norte e discutir as possibilidades para o retorno das atividades presenciais na Instituição.

Na reunião desta sexta-feira, os pesquisadores Prof. Dr. Rodolfo Costa, da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM) e Profª. Drª. Amélia Fernandes, da Faculdade de Enfermagem da UERN (FAEN) apresentaram o panorama atual da pandemia no Rio Grande do Norte, reafirmaram para o grupo, através de dados científicos, que ainda não é o momento de retomada presencial das atividades.

“As pessoas perguntam quando é que a gente vai atingir o pico e quando é que a gente vai acabar com a pandemia. Essa pergunta, do ponto de vista técnico, não é possível de responder, pois os nossos modelos preveem os próximos dez dias muito bem, que é o suficiente para que a gente vá acompanhando três vezes ao mês e tenha uma noção para saber se a gente já estabilizou para que possa ter o mínimo de segurança possível para uma retomada”, explicou o professor Rodolfo Costa.

A professora Amélia Fernandes explicou que o vírus tem sido um desafio para a ciência, sendo muito difícil desenvolver pesquisas que permitam a definição de prazos para a retomada de atividades presenciais. “Não temos como falar em prazo enquanto a gente tiver essa reprodutibilidade, por exemplo. Existe a possibilidade de até mesmo as pessoas com IGG positivo, ser vetor do Covid”, alertou a pesquisadora.

A comissão está dividida em grupos de trabalho, que estão elaborando um documento com as orientações para a retomada das atividades presenciais, o que só irá acontecer quando houver condições de garantir a segurança da comunidade acadêmica. Esses grupos estão subdivididos de acordo com as dimensões acadêmica, tecnológica e estrutural (administrativa). Na próxima semana, deverá acontecer a apresentação das sugestões de cada grupo, para a elaboração do documento final.

“Essa comissão foi composta para orientar a Universidade no que diz respeito às diversas questões nesse contexto de pandemia. Nós já temos elementos suficientes para, enquanto comissão, apresentar uma proposta de retomada. E não tendo um cenário positivo para o retorno presencial, nós temos que pensar em como será esse retorno. Nossos estudantes esperam por isso, cobram isso. A comunidade espera por isso, e nosso papel é orientar esse plano de retomada”, afirmou a vice-reitora Fátima Raquel, que presidiu a reunião.

Representantes dos fóruns de diretores e dos chefes de departamentos; e dos professores, estudantes e técnicos administrativos, além da gestão universitária compõem a comissão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support