Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ressalta qualidade do CEP/UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu nesta quinta-feira, 8, representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) como parte da realização do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa que integram o Sistema CEP/CONEP. O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade é o primeiro do RN a receber a visita da Comissão.

Os representantes da comissão, Jorge Nicolins e Rodrigo Batagello, foram recebidos pela vice-reitora da UERN, Fátima Raquel Rosado Morais; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes Cavalcante; o atual presidente do CEP/UERN, Pablo de Castro Santos; os membros do CEP/UERN, Mademerson Leandro da Costa e Ana Clara Soares, que assumirá em breve a presidência da Comissão.

Rodrigo Batagello destacou as potencialidades do CEP/UERN e sugeriu melhorias para o setor. “Nos dedicamos a conhecer o CEP/UERN em profundidade e o que encontramos foi bastante positivo”. Cerca de 80% dos pareceres estão dentro do prazo e os protocolos de pesquisa respeitam as normas recomendadas, segundo Batagello. “O Comitê da Universidade está fazendo uma gestão de qualidade, proporcionando confiança e tranquilidade para colocar os pesquisadores em campo”, destaca.

Fátima Raquel Rosado destacou que o CEP/UERN surgiu nos últimos anos. “Vimos a necessidade de criar o Comitê devido ao avanço na pesquisa e pós-graduação e, consequentemente, o aumento na produção. Temos um potencial humano bastante capacitado e dedicado, que reflete na qualidade do trabalho que foi observada pelos representantes do CONEP”, frisa a vice-reitoria, destacando o compromisso de otimizar ainda mais o setor.

A visita do CONEP está sendo realizada em todos os CEPs do País, a fim de possibilitar uma padronização nos procedimentos desenvolvidos. “O objetivo principal é valorizar os CEPs in loco, a fim de diminuir qualquer diferença de entendimento nos pareceres para alinhar e promover ainda mais um trabalho de excelência”, explicou Jorge Nicolins.