COMISSÃO DE SELEÇÃO DO FESTUERN CONCLUI FASE SELETIVA NAS ESCOLAS

As 37 escolas e 11 grupos de teatro universitário já foram visitados pela equipe pedagógica e artística da oitava edição do maior Festival de Teatro do Rio Grande do Norte. Esta fase seletiva é desenvolvida por um trio de professores e artistas, eles analisam um trecho do espetáculo que os inscritos pretendem apresentar no Festuern. Nesta oitava edição, são destinadas 30 vagas para as escolas da rede pública e 6 vagas para os grupos das entidades de Ensino Superior.
Os aprovados vão ter a oportunidade de, entre os dias 16 a 23 de outubro de 2011, subirem ao palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.
Nesta sexta-feira (08/07), foi a vez da Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, do Município de Assu, fazer uma mostra da peça que ensaiam. O espetáculo “O sonho de Cecília” retrata os anseios de uma menina e seu amor pela arte das telas do cinema.
O evento este ano tem como tema central “Cinema: a arte de reciclar ideias”. Por isso, o grupo teatral faz uma homenagem ao diretor Steven Spielberg, por meio de um trecho do filme “E.T. – O Extraterrestre” que será projetado em meio ao espetáculo cênico do grupo.
Já o filme “Paixão de Cristo”, drama dirigido por Mel Gibson, foi o escolhido pela Escola Estadual Maria Stela Pinheiro”, de Mossoró, que hoje também recebeu a comissão de seleção do festival. Os alunos montaram uma espécie de casamento caipira no palco, que terá uma igreja como cenário. A comédia promete tirar muitas gargalhadas, pois o texto do diretor teatral Jânio Mendonça foi inspirado em uma comédia.
Um dos integrantes da equipe pedagógica do Festuern, o professor de música, Carlos Batista, deu orientações ao grupo teatral sobre os números musicais que preparam. São diferentes estilos, que vão garantir um espetáculo com muito ritmo e animação. Os alunos que fazem parte do grupo pretendem acatar as sugestões da comissão, que nesta fase presta auxílio para aprimorar o trabalho cênico.
O FESTUERN vai ser realizado de 16 a 23 de outubro de 2011. Os inscritos no festival serão informados do resultado da fase seletiva a partir do dia 18 de julho.

Por Marco Escobar, Departamento de Comunicação da UERN