Começam atividades do III Conlid

Já estão ocorrendo as atividades do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID). O credenciamento começou às 7h30 e durante toda esta quarta-feira será realizado o minicurso “O método arquegenealógico de Michel Foucault: contribuições ao estudo do discurso” ministrado pela professora Dra Maria do Rosário Gregolim da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A abertura do III CONLID está marcada para às 19h30 desta quarta-feira com a conferência “Literatura, práticas discursivas e subjetividades: posição da carne, corpo e desvanecimento do sujeito ocidental em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll”
proferida pela Profa. Dr.ª Ilza Matias de Sousa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O coordenador do III Conlid, professor Dr. Francisco Paulo da Silva, comemorou o sucesso garantido do evento. “Estamos na terceira edição e estamos com mais de 700 inscritos. Temos participantes de todo o Nordeste. Isso só confirma a aceitação do evento”, frisou.

Outro ponto que Francisco Paulo também destacou foi a diversidade de campos do III Conlid. “É um evento interdisciplinar”, destacou.

O professor disse ainda que a tendência é o Conlid passar a contar com apoio dos órgãos federais. “Estamos nos organizando apenas com os recursos de inscrições”, acrescentou.

No minicurso “O método arquegenealógico de Michel Foucault: contribuições ao estudo do discurso” dentre outras colocações a professora Gregolim destacou a interdisciplinaridade do filósofo francês. “Michel Foucault tem temáticas muito amplas. Ele pode ser lido na medicina, no direito, na história e no campo da linguagem. Nessa última ele tem uma relação muito próxima com a análise do discurso”, afirmou.