Começa capacitação de alunos para estágio em inclusão em escolas municipais

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, a aula inaugural do curso de formação continuada de conceitos e práticas de educação especial e inclusão.

A primeira palestra foi da diretora de apoio à inclusão Ana Lúcia Aguiar que falou sobre conceitos e práticas de educação especial e inclusão. Na oportunidade ela deu um norte a respeito de temas como inclusão, preconceito e capacidade de superação das pessoas com necessidades especiais.

Para Ana Lúcia esse é um momento ímpar para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Eu não sei expressar o sentimento que tenho. É um privilégio participarmos dessa história que consolida a política de inclusão da UERN. O nosso objetivo com esse curso é que ele tenha desdobramentos e seja ofertados em outros lugares. Queremos colaborar com a q uebra de barreiras”, declarou.

A segunda palestra foi ministrada pela psicológa da DAIN, Leni Andrade, que abordou o tema “Transtornos do Espectro Autista” e alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será celebrado no dia 2 de abril. “Aproveitamos esse momento em que estão sendo feitas palestras em vários lugares para abordar esse tema. O autismo é um transtorno neurológico que ocorre geralmente nos três primeiros anos de vida atingindo as áreas da comunicação, socialização e apresentando comportamento incomum”, explicou. Leni acrescentou que estima-se que existam 2 milhões de autistas no Brasil e 70 milhões no mundo.

O pró-reitor de extensão Etevaldo Almeida destacou a importância do curso e da colaboração que a UERN pode ter com a sociedade. “Não é somente prazeroso estar aqui, mas também emociante ver vocês aqui para esse estágio voluntário. O papel da extensão universitária é o de sair dos muros da universidade contribuindo retroalimentando a sociedade com nosso conhecimento”, frisou.

O curso de formação continuada de conceitos e práticas de educação especial e inclusão é voltado para 52 alunos de de licenciaturas. Destes, 29 vão atuar em estágios não obrigatórios na área de inclusão em escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Mossoró numa parceria entre Universidade e Secretaria de Educação.

Um desses alunos é Monalisa Carine, do 5º período de educação física, que pretende usar a experiência na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “É uma oportunidade única para todas as áreas de licenciatura. Já participo de um projeto de inclusão na minha faculdade (a Academia da Criança) e isso vai ajudar no meu TCC”, acrescentou.