...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Começa adequação de novos espaços para ampliação dos ambulatórios da FACS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu recentemente novos espaços para a ampliação dos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) em Mossoró. Com isso, os ambulatórios passarão a contar com a estrutura de 19 salas, dez a mais que o atual.

Os espaços estão passando por adequações e já teve início o processo de licitação de novos equipamentos para os ambulatórios. Em Mossoró, algumas especialidades na área da saúde são ofertadas no serviço público exclusivamente nos ambulatórios da FACS. Durante a pandemia, os serviços continuaram sendo ofertados.

“Desde que o ambulatório foi fundado, em 2007, os serviços não pararam, e a gente vê um crescimento nesse período de pandemia. Estamos aumentando a nossa capacidade de 9 para 19 salas. Alguns serviços ofertados no serviço público de Mossoró são ofertados exclusivamente aqui e agora temos a oportunidade de ampliar essa oferta”, afirmou o coordenador dos ambulatórios da FACS.

Além dos ambulatórios da FACS, os ambulatórios da Faculdade de Enfermagem (FAEN) também serão ampliados. A estrutura localizada na Faculdade de Enfermagem, no Centro de Mossoró, continuará prestando atendimento à população, atendendo a população em geral e públicos específicos como pessoas em situação de rua e o público LGBTT+.

“Trata-se de uma ampliação dos serviços ofertados pela FAEN. Além do que já é ofertado na FAEN, agora iremos atuar junto com a Medicina na parte de esterelização de material e envolvimento de alguns projetos já desenvolvidos aqui, como feridas e curativos”, explicou o professor Lucídio Clebeson, da FAEN.

A reitora em exercício Fátima Raquel Morais e a reitora eleita Cicília Maia visitaram os novos espaços para acompanhar as obras de adequação. Cicília Maia afirmou que vislumbra a criação de um Centro Integrado de Saúde a partir das especialidades já existentes na própria universidade. “A gente tem uma estrutura muito boa nas pró-reitorias, um conjunto de profissionais que poderiam integrar um centro integrado de saúde, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade”, afirmou.

Acompanharam a visita o diretor da FACS, Fausto Guzen; a chefe do departamento de medicina, Patrícia Jovelina, e professores da FACS e representantes dos estudantes do curso de Medicina da Uern. Também estavam presentes o pró-reitor e a pró-reitora adjunta de Administração, Tarcísio Barra e Simone Gurgel; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Wogelsanger Oliveira, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes.

Os ambulatórios da FACS são campo de atuação para Pesquisa e Extensão Universitária. O atendimento é realizado com a participação de professores, residentes e alunos de graduação, que atuam na assistência, promoção e prevenção à saúde. Alguns projetos como o Sonho de América (Teste do olhinho), Mãe Primavera (gestante adolescentes de 12 a 19 anos), Doença de Chagas e Nucléolo do Fígado são realizados nos ambulatórios.

Os espaços estavam ocupados pela Emater e Idiarn e foram doados à Universidade em 2017. Algumas salas ainda estão ocupadas pelos órgãos estaduais. A Emater está finalizando as obras de adequação para passar a funcionar em um novo local, devendo entregar as salas em um curto espaço de tempo. O Idiarn ainda não apresentou um prazo para a desocupação do espaço, o que também deverá acontecer em breve.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support