Com visita ao Campus de Natal, equipe de gestão encerra cronograma de visitação aos campi avançados

Encerrando a programação de visitas aos campi avançados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a reitora em exercício Fátima Raquel Morais e a reitoria eleita Cicília Raquel cumpriram agenda nesta quinta-feira (16) no Campus de Natal, com o objetivo de verificar in loco a realidade do Campus, realizar o fechamento da gestão que se encerra no próximo dia 28 e traçar perspectivas para a próxima gestão.

Fátima Raquel e Cicília Maia estavam acompanhadas de parte da equipe gestora da Universidade e foram recepcionadas pelo diretor do Campus de Natal, e vice-reitor eleito, Chico Dantas, professores e técnicos do Campus. Além do prédio onde hoje funciona o Campus de Natal, no Complexo Cultural da Uern, a visita contemplou o novo imóvel que irá receber as atividades pedagógicas e administrativas do Campus, previsto para ser inaugurado no início do próximo ano.

A visita marcou também a despedida do diretor Chico Dantas, que deixará a direção do Campus para assumir o cargo de vice-reitor da Uern, no próximo dia 28. Ele será substituído na direção pelo vice-diretor, David Leite. Chico Dantas recebeu o carinho e o reconhecimento dos colegas do Campus, que desejaram sorte em sua nova função. “Sabemos de todo o empenho e compromisso do professor Chico com a nosso Campus e a nossa Universidade. Sentiremos muito a sua falta, mas sabemos que é por uma causa muito maior”, afirmou a professora Irene Van den Berg, que falou em nome dos servidores.

Emocionado, o professor Chico Dantas agradeceu o carinho dos colegas e falou sobre a nova missão, afirmando que o compromisso com o Campus de Natal e demais campi avançados será ainda maior. “Tudo o que realizamos no Campus de Natal é fruto do trabalho dessa equipe. Muito obrigado a cada um e cada uma de vocês. Estou indo para a vice-reitoria da Uern levando a visão de quem conhece e vivencia a realidade de um campus avançado, com isso a minha responsabilidade e o meu compromisso com o Campus de Natal e com a Uern só aumenta”, afirmou.

A reitora eleita Cicília Maia externou a perspectiva de grandes realizações já no início de sua gestão, com a consolidação da autonomia financeira da Universidade e a entrega do novo prédio do Campus de Natal, duas demandas que vêm sendo perseguidas há muitos anos pela comunidade acadêmica da Uern. Ela também falou sobre os desafios que se apresentam, especialmente no momento pós-pandemia, com a retomada das atividades acadêmicas presenciais, previstas para acontecer a partir de fevereiro do próximo ano.

“A Uern é gigante e é responsável pela mudança na vida de milhares de pessoas que são alcançadas por ela. A Uern transformou a minha vida e pode transformar a vida de milhares de pessoas. Queremos fazer com que cada vez mais pessoas possam ter suas vidas transformadas pela Uern. E para isso é preciso entender que todos nós somos responsáveis neste processo, cada um com a sua missão: professores, estudantes, técnicos e a sociedade. Precisamos estar de mãos dadas, fortalecendo nossa Universidade e fazendo cumprir sua missão primordial, que é levar educação superior de qualidade”, afirmou Cicília Maia, que é egressa da Uern e no próximo dia 28 será a terceira mulher a assumir a Reitoria da Uern.

A reitora em exercício Fátima Raquel Morais fez uma rápida prestação de contas do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos. Ela relembrou alguns momentos marcantes do Campus de Natal, como a transferência do campus para o complexo cultural da zona norte e a luta para a retomada da obra do novo campus, que estava parada há muitos anos, e ressaltou a importância da condução do professor Pedro Fernandes para o avanço desses processos.

“Há pouco mais de oito anos, em uma visita ao Campus de Natal, que ainda funcionava na zona sul de Natal, fiquei extremamente preocupada com as condições do prédio. Foi com muita coragem, e muito diálogo, que o professor Pedro Fernandes, já como reitor, conseguiu trazer para a estrutura onde hoje funciona. Também foi preciso muito diálogo para retomar a obra do Campus de Natal, esse belíssimo prédio que deverá ser inaugurado no próximo ano. Um sonho que foi sonhado por muitas pessoas e que será concretizado em breve”, afirmou a reitora.