Com programação virtual, “UERN vai à escola” propõe eixos de formação sobre temas educacionais

Existente desde 2018, o projeto de extensão “UERN vai à escola”, levado à frente pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN), tem como base a formação e o acompanhamento da gestão escolar.

Em março, diante da pandemia da COVID-19 e da suspensão das atividades presenciais, sua coordenação se readaptou. Investiu em propostas virtuais, principalmente por meio da rede social Instagram, formou equipes de produção e montou uma programação semanal de conteúdos, com norte em eixos educacionais, a serem publicados.

A iniciativa deu certo.

O projeto de extensão triplicou seu número de seguidores e conseguiu se manter ativo. “Todo dia da semana, temos uma postagem nova em quadros com formatos distintos”, contou a professora Iasmin Marinho, coordenadora do “UERN vai à escola”.

De acordo com a docente, o Instagram passou de ferramenta acessória a meio principal de atuação.

São cinco quadros virtuais, publicados entre as terças-feiras e os sábados: na ordem, o “Fala camaradxs!”, sobre temas políticos atuais; o “Dicas de leitura sobre gestão escolar”, que fomenta estudo e pesquisa com indicação de artigos e livros; o “Campanha Ciências Humanas Importam”, sobre produção científica da área; o “Diálogos Literários”, com indicações de leituras; e o “Papo Educação”, que trata de gestão de processos educativos.

Marinho salientou que a produção dos quadros é conjunta, tendo em vista que “todos os materiais são editados, formatados e elaborados pela equipe”. No intuito de concretizar a proposta, houve a criação de comissões de trabalho para produzir, pautar e publicar o conteúdo.

As publicações contribuem com a formação de gestores escolares, de professores, de leitores e de agentes políticos, enquanto cidadãos.

Para acompanhar as postagens, basta seguir a página do projeto clicando AQUI ou procurando o seu perfil no Instagram, o @uernvaiaescola.