Colóquio de Física debate sobre um novo modelo de correlações no DNA

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPgF/Uern) convida a comunidade acadêmica para o colóquio sobre “Correlações no DNA: um modelo baseado no tamanho da molécula”. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, 2, às 15h, através do Google Meet (link de acesso: https://meet.google.com/yrg-spdi-jvn).

O colóquio será ministrado pelo Professor Dr. Raimundo Silva Júnior, do Departamento de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A distribuição do tamanho das moléculas de DNA tem sido amplamente encontrada no sequenciamento do DNA de organismo vivos. No caso da sequência do DNA humano, as distribuições de sequências são, geralmente, introduzidas intuitivamente a partir do comportamento dos dados cromossômicos.

Durante o congresso, será apresentado um modelo estatístico para a obtenção da distribuição do tamanho das sequências e feitos testes usando dados do DNA humano. Considerando as sequências codificantes e não-codificantes, será mostrado uma nova maneira de capturar as chamadas curtas e longas correlações entre as sequências.