...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Colóquio de Física aborda primeira imagem de um buraco negro

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) realiza nesta quarta-feira (17), às 15h, no auditório do PRODEPE, no Campus Central, o colóquio “Fotografando o invisível: A primeira imagem de um Buraco Negro” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Fábio Cabral Carvalho (UERN).

No dia 10 de abril de 2019, os cientistas da colaboração EHT (Event Horizon Telescope) anunciaram que obtiveram a primeira imagem de um buraco negro. Essa observação fornece a evidência mais forte até o momento para a existência de buracos negros supermassivos e abre uma nova janela para o estudo dos buracos negros, seus horizontes de eventos e a gravidade.

A sombra de um buraco negro é o mais próximo que podemos chegar de uma imagem do próprio buraco negro, um objeto completamente escuro do qual nem a luz pode escapar. O limite do buraco negro – o horizonte de eventos – é cerca de 2,5 vezes menor que a sombra que ele projeta e mede pouco menos de 40 bilhões de quilômetros de diâmetro.

Como o tamanho de um buraco negro é proporcional à sua massa, quanto maior o buraco negro, maior a sombra. Devido a enorme massa e relativa proximidade, o buraco negro, localizado na galáxia M87, é um dos mais visíveis da Terra – tornando-se um alvo ideal para o EHT. Neste colóquio iremos discutir a origem dos buracos negros, inicialmente previstos pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein, a observação e a importância da descoberta.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support