...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Colóquio aborda a física estatística do andar dos animais

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) convida a comunidade acadêmica para assistir o colóquio intitulado “A Física Estatística do Andar dos Animais” a ser ministrado pelo Dr. Madras Viswanathan Gandhi Mohan (UFRN).

“Como podemos descrever os movimentos aleatórios dos animais? A ideia do movimento Browniano estudado por Einstein levou a grandes avanços em diversas áreas de Física, como também em outras ciências. Na biologia, a ideia vigente até a década de 1990 era de que animais fazem (o equivalente do) movimento Browniano”, diz o professor Madras em resumo.

Ele vai explicar como conseguiu propor uma nova ideia dos estudos sobre o movimento dos animais. “Em 1999 meus colaboradores e eu propomos uma nova ideia (the Lévy flight foraging hypothesis) que questionou a ideia vigente e assim impactou os estudos nessa área interdisciplinar de pesquisa.  Venho apresentar esses e outros avanços das últimas décadas na interface de Ecologia e Física, inclusive evidência de que seres humanos se movimentam não muito diferentemente dos animais. Finalmente abordo o problema de como uma língua Austronesiana conseguiu chegar a Madagascar na África”, declara.

Serviço

Data: 11/09/2019 (Quarta-Feira)

Horário: 15h:00min

Local: Auditório do PRODEPE – FANAT / UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support