...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Coletivo promove evento preparatório ao Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde

O coletivo da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, realizou o “Encontro de Amorização” preparatório à 3ª edição do Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (III FONDIPIS), que acontecerá de 6 a 8 de fevereiro de 2019.

O evento contou com a participação do professor Emerson Merhy e a professora Ermínia Silva e teve como objetivo motivar o coletivo na luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos processos de educação permanente em saúde em parceria com a sociedade, associado à luta pela democracia e pela justiça social.

O encontro contou também com a participação do poeta Antônio Francisco na abertura do evento, levando emoção e afetividade aos presentes. O coletivo preparou uma acolhida calorosa para os professores convidados e estreitou laços para parcerias futuras.

Para o professor Merhy, que tem quase cinco décadas de experiência e militância na área da saúde coletiva, a desigualdade social é um dos grandes nós críticos do País e impacta decisivamente a produção de cuidado em saúde. Ressaltou ainda, a necessidade de que as profissões da saúde se envolvam na luta contra as desigualdades sociais e a não serem mantenedores delas. A professora Ermínia contou um pouco de sua trajetória e da articulação entre a arte e a saúde e da centralidade que o usuário deve ter neste processo.

O professor considera o SUS uma aposta brasileira muito original para a assistência da saúde no Brasil. “O SUS é o único sistema de cuidado no País que tem de fato o tema proteção na promoção de encarar todas as vidas como fundamentais”, declarou Merhy, ressaltando que os demais setores, como o privado, não trabalham com essa perspectiva. “Aí prevalece o cuidado individual, o interesse comercial”, afirmou. Segundo o Dr. Merhy, o SUS é fundamental para entender o cuidado de forma integral com a promoção e a proteção da vida na coletividade.

A servidora da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), tutora e membro do Núcleo Docente-Assistencial Estruturante da Residência e coordenadora do III FONDIPIS, Lorrainy da Cruz Solano, enalteceu a participação dos convidados para o fortalecimento do evento: “Foram momentos de partilha de vivências, sentimentos, emoções e memórias que fortalecem o coletivo das residências em saúde da UERN/PMM no propósito de organização do evento em prol da defesa da vida e do SUS”, finalizou.

As inscrições para o III FONDIPIS continuam abertas no site: http://fondipis.wixsite.com/fondipis/inscricoes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support