Coletivo musical com participação de professor da Uern lança primeiro álbum

O Coletivo N.S.L.O, coletivo de criação e performance musical que reúne músicos residentes em diferentes regiões do Brasil, acaba de lançar nas plataformas digitais de música o primeiro álbum intitulado “Charlatório”. O grupo conta com a participação do professor Renan Simões, do curso de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

As letras da sigla significam norte, sul, leste e oeste e representam a diversidade de onde vêm os músicos: Palmas (TO), Caçapava (SP), Cáli (Colômbia) e Mossoró (RN).

O ponto de encontro para a formação do Coletivo foi no programa de pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde todos os músicos fizeram ou fazem seus doutorados.

“Nos unimos pelas afinidades pessoais e artísticas, o que culminou no projeto de dois anos patrocinado pelo Rumos Itaú Cultural, em um projeto de criação de novo repertório, no qual realizamos atividades abertas ao público, em recitais, workshops, mesas-redondas, entre outras, e internas, de produção, experimentações e ensaio”, explicou Renan Simões, natural de Vilha Velha (ES) e docente da Uern desde 2017.

O objetivo artístico é a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos.

O ÁLBUM

Apresenta composições instrumentais de Heitor Oliveira, interpretadas por Dario Rodrigues Silva (piano), Gina Arantxa Arbeláez (flauta), Renan Simões e Sabrina Souza (violões). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa que resulta em uma série de lançamentos fonográficos, dos quais Charlatório é o primeiro.

O álbum tem duração de 35 minutos, contendo quatro peças solo (uma para cada instrumentista do coletivo) e uma improvisação estruturada em quarteto. As peças são como conversas informais dos artistas consigo mesmos, com seus pares e seus ouvintes, marcadas pelas ideias de proximidade, intimidade e informalidade.

Por meio de projeto selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o Coletivo N.S.L.O se apresentou em Porto Alegre-RS, Mossoró-RN, Ribeirão Preto-SP e Cali (Colômbia), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2020. O repertório do grupo foi construído e refinado ao longo dessas viagens. Em 2020, o patrocínio do Banco da Amazônia viabilizou a produção fonográfica e audiovisual.

Para saber mais sobre o Coletivo N.S.L.O, ouvir suas músicas e assistir seus vídeos, acesse os links disponíveis AQUI.