Coleção Zoológica da Uern é organizada, estruturada e disponibilizada virtualmente

Texto: Vanessa Elen – estagiária de Jornalismo

O egresso do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Marcus Vinicius Gomes Dantas, realizou, em seu trabalho de conclusão de curso finalizado recentemente, um processo de identificação e curadoria da Coleção Zoológica do curso.

Grande parte do material é de animais que representam a fauna do Rio Grande do Norte, refletindo diretamente em sua biodiversidade. São 225 lotes, tendo nove filos representados: artrópodes, anelídeos, cnidários, equinodermos, moluscos, nematóides, poríferos e platelmintos.

A Coleção está armazenada no Laboratório de Biologia I e é dividida em duas partes, a de invertebrados e vertebrados, sendo a primeira sistematizada e estruturada por Marcus Vinicius junto a outros alunos e professores.

Um dos objetivos da realização da pesquisa, segundo o ex-aluno, foi possibilitar aos estudantes da área biológica e da saúde uma maior interação com o acervo.

“A coleção de invertebrados funciona como material para as aulas práticas dos alunos do curso de Biologia e, devido alguns exemplares que possuímos, alunos das áreas da saúde também poderiam se beneficiar dessa coleção. Assim, conhecendo mais a fundo sobre ela, possibilitamos que os graduandos tenham uma melhor interação e conhecimento sobre esse material”, disse.

“Caracterização Estrutural da Coleção Didática de Invertebrados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte” é o título do trabalho cuja orientação foi do professor Dr. Carlos Eduardo Alencar.

O docente destaca que os animais representam uma documentação básica sobre os invertebrados que habitam ou já habitaram o nosso Estado.

“A coleção de invertebrados da Uern é uma amostra da biodiversidade do estado e deve ser preservada, mantida e receber investimentos para sua constante melhoria e adequação”, defendeu o orientador.

O acervo está disponível no site Museu Virtual de Ciências Biológicas da Uern e pode ser acessado AQUI.