COLAÇÃO DE GRAU EM ASSU MARCA ENCERRAMENTO DO PROFORMAÇÃO

A cerimônia de colação de grau dos concluintes dos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Matemática,  do Proformação, em Assú, no sábado passado, dia 25 de abril, marcou o encerramento desse projeto de forte impacto social na UERN. O Proformação possibilita a formação, em nível superior, dos professores em exercício.

A solenidade foi presidida pelo magnífico reitor prof. Milton Marques de Medeiros e teve como paraninfa a senadora Rosalba Ciarlini. Devido às chuvas na região do Vale do Açu, a cerimônia que estava programada para ocorrer no pátio interno do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), teve que ser transferida para o auditório, construído recentemente. Também colaram grau: um aluno de pedagogia do Campus Central, um  aluno de Direito do Campus de Natal e uma aluna de Serviço Social, do Campus Central. Ao todo foram 108 formandos.

Durante seu discurso, a oradora das turmas, concluinte Ana Cláudia da Silva Cavalcante, lembrou dos professores, colegas de turma e família. Ela destacou a importância do aprendizado e o papel que os acadêmicos terão pela frente: “A Uern foi uma referência e nos deu a oportunidade de conseguir o acesso ao ensino superior. A Universidade mostrou que a palavra transforma e agora devemos continuar aprendendo”.

A paraninfa das turmas, a senadora Rosalba Ciarlini, se disse gratificada com a homenagem. Em seu discurso a senadora destacou o empenho dos formandos: “Este é um momento de vitória, tenho certeza que não foi fácil ser professor e aluno ao mesmo tempo. Imagino as adversidades que todos vocês tiveram que enfrentar para seguir essa caminhada. Parabenizo a todos”.  A concluinte Marinês Campêlo, entregou a placa em homenagem à senadora Rosalba Ciarlini.

Citando o termo usado pelo papa João Paulo II, o reitor Milton Marques falou: “Para cada pessoa que se forma, pesa sobre seus ombros uma hipoteca social”. O reitor destacou a importância do Proformação: “Esse programa é um dos mais brilhantes de nosso  país, pois oportuniza às pessoas de pequenas localidades a terem acesso ao Ensino Superior. Pesquisas comprovam que nas grandes cidades, de cada 10 estudantes que terminam o Ensino Médio, apenas 1 entra no Ensino Superior. A Universidade se sente muito gratificada ao entregar mais de uma centena de profissionais ao mercado, nosso reconhecimento e apreço a todos os formandos”, afirmou Milton Marques, que em seguida prestou uma homenagem à professora Livanete Barreto, coordenadora do Proformação.

PRESENÇAS – Compareceram à solenidade o vice-reitor Aécio Cândido de Sousa; Rita Maria Cavalcante de Oliveira, diretora em exercício do Campus de Assú; o diretor do Campus de Assu, Afrânio Câmara Pereira; os pró-reitores  Glaudionora Silveira (PROEG), Vanderlei Lima (PROEX) e Joana D´Arc Lacerda, o pró-reitor adjunto Iron Dantas (PROPEG); o chefe de gabinete, Chagas Silva; além do diretor da Faculdade de Direito, Francisco Péricles de Amorim; diretor da Faculdade de Educação, Francisco José de Carvalho; Paulo de Medeiros Fernandes, assessor para Assuntos Internacionais e Maria da Conceição Nogueira, que representou a profa. Elizabeth Veiga (coordenadora do Proformação). O prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, prestigiou a solenidade.