...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

COLAÇÃO DE GRAU EM ASSU MARCA ENCERRAMENTO DO PROFORMAÇÃO

A cerimônia de colação de grau dos concluintes dos cursos de Ciências Biológicas, Letras e Matemática,  do Proformação, em Assú, no sábado passado, dia 25 de abril, marcou o encerramento desse projeto de forte impacto social na UERN. O Proformação possibilita a formação, em nível superior, dos professores em exercício.

A solenidade foi presidida pelo magnífico reitor prof. Milton Marques de Medeiros e teve como paraninfa a senadora Rosalba Ciarlini. Devido às chuvas na região do Vale do Açu, a cerimônia que estava programada para ocorrer no pátio interno do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), teve que ser transferida para o auditório, construído recentemente. Também colaram grau: um aluno de pedagogia do Campus Central, um  aluno de Direito do Campus de Natal e uma aluna de Serviço Social, do Campus Central. Ao todo foram 108 formandos.

Durante seu discurso, a oradora das turmas, concluinte Ana Cláudia da Silva Cavalcante, lembrou dos professores, colegas de turma e família. Ela destacou a importância do aprendizado e o papel que os acadêmicos terão pela frente: “A Uern foi uma referência e nos deu a oportunidade de conseguir o acesso ao ensino superior. A Universidade mostrou que a palavra transforma e agora devemos continuar aprendendo”.

A paraninfa das turmas, a senadora Rosalba Ciarlini, se disse gratificada com a homenagem. Em seu discurso a senadora destacou o empenho dos formandos: “Este é um momento de vitória, tenho certeza que não foi fácil ser professor e aluno ao mesmo tempo. Imagino as adversidades que todos vocês tiveram que enfrentar para seguir essa caminhada. Parabenizo a todos”.  A concluinte Marinês Campêlo, entregou a placa em homenagem à senadora Rosalba Ciarlini.

Citando o termo usado pelo papa João Paulo II, o reitor Milton Marques falou: “Para cada pessoa que se forma, pesa sobre seus ombros uma hipoteca social”. O reitor destacou a importância do Proformação: “Esse programa é um dos mais brilhantes de nosso  país, pois oportuniza às pessoas de pequenas localidades a terem acesso ao Ensino Superior. Pesquisas comprovam que nas grandes cidades, de cada 10 estudantes que terminam o Ensino Médio, apenas 1 entra no Ensino Superior. A Universidade se sente muito gratificada ao entregar mais de uma centena de profissionais ao mercado, nosso reconhecimento e apreço a todos os formandos”, afirmou Milton Marques, que em seguida prestou uma homenagem à professora Livanete Barreto, coordenadora do Proformação.

PRESENÇAS – Compareceram à solenidade o vice-reitor Aécio Cândido de Sousa; Rita Maria Cavalcante de Oliveira, diretora em exercício do Campus de Assú; o diretor do Campus de Assu, Afrânio Câmara Pereira; os pró-reitores  Glaudionora Silveira (PROEG), Vanderlei Lima (PROEX) e Joana D´Arc Lacerda, o pró-reitor adjunto Iron Dantas (PROPEG); o chefe de gabinete, Chagas Silva; além do diretor da Faculdade de Direito, Francisco Péricles de Amorim; diretor da Faculdade de Educação, Francisco José de Carvalho; Paulo de Medeiros Fernandes, assessor para Assuntos Internacionais e Maria da Conceição Nogueira, que representou a profa. Elizabeth Veiga (coordenadora do Proformação). O prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, prestigiou a solenidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support