Colação de grau é marcada por atos em defesa da UERN

“A UERN merece respeito! Somos todos UERN”. Os dizeres do cartaz erguido pela graduanda Sara Stéfane Inácio Alves ao entrar no Ginásio Poliesportivo do Campus Central, durante cerimônia de colação de grau, expressaram o sentimento dos mais de 200 estudantes que concluíram o ciclo da graduação nesta semana. As solenidades, realizadas na quarta-feira e quinta-feira, foram marcadas por momentos de emoção e defesa da Universidade.

“É revoltante o que estão fazendo com a UERN. Uma instituição que tem fundamental papel social e que todos os semestres forma milhares de profissionais capacitados para o mercado de trabalho precisa ser mais valorizada. Eu devo muito do que sou hoje à UERN, por isso meu sentimento e meu empenho em defendê-la”, diz Sara Stéfane Inácio Alves, que se graduou em Turismo, nesta quinta-feira, e já pretende retornar à Universidade para cursar uma pós-graduação.

Na solenidade de quarta-feira, 7, o sentimento de gratidão e zelo pela Universidade também deu a tônica dos discursos. Graduado do Curso de Comunicação Social, Erisberto Rego, juramentista, quebrou o protocolo e após preferir o juramento, cobrou respeito à UERN. Antônio Pablo Moura Lima, orador das turmas concluintes, fez um discurso de agradecimento à Universidade e aos professores, e cobrou a valorização da instituição e seus servidores.

“Quanto vale a educação? Qual o valor da educação diante dos salários atrasados? Diante de 86 demitidos? O preço da educação, quem está pagando, é o professor”. E continuou: “Os docentes da UERN não estão sozinhos. A luta deles não será em vão”, declarou Antônio Pablo.

A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, que presidiu as duas cerimônias desta semana, conclamou a união a favor da Universidade. “Todos vocês (graduados) são corresponsáveis pela Instituição, pela imagem que ela tem na comunidade externa. Vocês são prova da importância que tem a Universidade. Peço que mesmo tendo encerrado este ciclo, que vocês continuem defendendo a UERN”, diz, em tom emocionado.

Fátima Raquel enalteceu os 50 anos de história da Universidade. “A UERN é uma instituição de luta. Somos todos guerreiros. Embora relativamente nova, com quase 50 anos de existência, a UERN tem força e solidez. Temos história, temos valor. Que todos nós, comunidade acadêmica e sociedade, possamos nos unir em prol do bem da UERN. Que nos mantenhamos na luta, cada um a sua maneira, para que a UERN continue firme, forte e sólida, transformando a realidade social de milhares de pessoas”, enfatiza.

As solenidades de colação de grau do Campus Central da UERN ocorrem na quarta-feira e quinta-feira. No primeiro dia, colaram grau estudantes das Faculdades de Educação (FE), de Letras e Artes (FALA) e de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). No dia seguinte, foi a vez dos cursos das Faculdades de Ciências Econômicas (FACEM), de Serviço Social (FASSO), de Educação Física (FAEF), de Ciências Naturais e Exatas (FANAT) e de Direito (FAD).

Antônio Francisco foi paraninfo da turma

O paraninfo da turma que colou grau no Campus Central, nesta quinta-feira, foi o poeta Antônio Francisco, Doutor Honoris Causa da UERN e imortal da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Por meio da recitação de um cordel, o poeta homenageou todas as mulheres.