Colação de grau dos cursos de Pedagogia e História do Campus de Assú é marcada pela emoção

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta quinta-feira, 12, a solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de Pedagogia e História do Campus Avançado de Assú.

A cerimônia foi realizada de forma remota, presidida pela reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Morais. Ao todo, 36 estudantes colaram grau. A solenidade foi marcada pela emoção e muitos depoimentos.

Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico à graduada Rayda Lopes, do curso de Pedagogia. Emocionada com as falas que sucederam os ritos oficiais, Rayda Lopes agradeceu aos colegas e professores, em especial ao orientador Francisco Canindé. “Estar presente na Uern foi a realização de um sonho de criança e adolescente. Sou imensamente grata”, destacou Rayda.

A reitora em exercício, Fátima Raquel, destacou que a luta de cada um é meritória. “Gostaria que todos os graduados se sentissem homenageados com esse mérito, para nenhum de vocês foi fácil concluir um curso superior nesse contexto de pandemia”, declarou Fátima Raquel.

A graduada Amanda Silva discursou em nome das turmas. Relembrando os momentos marcantes e a jornada na Universidade, ela afirmou que o distanciamento físico não ofusca a emoção desse momento. “Estamos aqui celebrando o término de um ciclo. Agora com esperança de sucesso, seguiremos em uma nova etapa de nossas vidas. Não sou a mesma que iniciou essa jornada”, afirmou Amanda.

A diretora do Campus de Assú, professora Marlúcia Barros, abriu as falas dos professores e graduados. “Outras etapas com muitos aprendizados virão. Continuem nessa jornada e voltem para a pós-graduação ou prestem concurso para ser servidores da Uern”, comentou Marlúcia. Em seguida, a professora Roberta Ceres parabenizou a todos pela trajetória de formação. “Estou feliz e orgulhosa. Vocês se empenharam para fazer o melhor trabalho. Esse diploma habilita vocês a serem professores e formadores de outros sonhos”, afirmou Roberta.

Os professores Jovelina Santos e Augusto Cesar também falaram aos graduados. “Nós estamos sofrendo muitos ataques, principalmente os profissionais das licenciaturas. Precisamos fazer a defesa da Universidade e da Educação”, afirmou Jovelina, que também citou Carlos Drummond de Andrade. O professor Augusto Sérgio desejou sucesso aos graduados na nova fase profissional.

Os graduados Maria Alice, Walison Luiz, Maria Elisa e Fernanda Graziele emocionaram os presentes com seus depoimentos que tinham em comum todo o empenho e luta pessoal para conclusão do ensino superior.

Finalizando a solenidade, a reitora em exercício, Fátima Raquel, fez uma reflexão sobre o contexto atual: “Tivemos que nos reinventar nos últimos dois anos. Não imaginávamos que faríamos colação de grau nesse formato. Surgem importantes aprendizados. Mesmo com a distância e em frente a uma tela, conseguimos sentir a emoção e ouvir suas vozes. Vocês disseram que duvidaram de vocês, que disseram que seria impossível… Cada um de vocês, com esforços diferentes, conseguiu chegar a esse impossível hoje. Parabéns a todos”, afirmou Fátima Raquel.

A reitora também mencionou as jovens mães que estavam com bebês no colo. “Deixamos de ser um espaço profissional para entrar uns nas casas dos outros, queríamos fazer mais e melhor. Não medimos esforços para que pudéssemos fazer diferença na vida de cada um e de cada uma de vocês”, finalizou Fátima Raquel.