Colação de Grau do Campus de Pau dos Ferros e Núcleo de Umarizal gradua 123 estudantes

A solenidade de Colação de Grau do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal, realizada nesta quinta-feira (03), no ginásio Poliesportivo do IFRN, graduou 123 estudantes dos cursos de Administração, Pedagogia, Letras, Educação Física, Letras (Núcleo de Umarizal), Geografia e Educação Física (PARFOR).

Presidida pelo Magnífico Reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, a cerimônia teve como paraninfa a professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – uma das fundadoras do Campus de Pau dos Ferros, homenageada, inclusive, com o nome do Campus.

Em seu discurso, a paraninfa Maria Elisa de Albuquerque Maia recordou o surgimento do CAMEAM, em 1977, sonho compartilhado com o marido Nelson Maia. Testemunha viva de uma parte importante da história da UERN, Maria Elisa foi fortemente aplaudida pela assembleia, agradeceu a escolha de seu nome como paraninfa e deu conselhos aos graduados: “Mais do que o saber teórico, espero que vocês saibam ensinar através de exemplos de valores. Aprendam que muitas vezes é preciso reaprender. Pratiquem a solidariedade, a lealdade e o comprometimento”, afirmou a professora Maria Elisa.

O orador das turmas foi o estudante João Batista Lopes da Silva, do curso de Administração, que ressaltou os desafios para a conquista do diploma: “Tivemos a oportunidade de adquirir conhecimento e ganhamos amigos. A Academia nos ensinou a buscar mais conhecimento”, sintetizou João Batista.

A solenidade teve outro momento especial, com a entrega da medalha do Mérito Acadêmico à graduada Sharliany Fernandes Vieira, do curso de Administração.

O Reitor Pedro Fernandes destacou a satisfação da UERN em possibilitar a entrega dos diplomas a todos os graduados, ressaltou o reconhecimento dos cursos e o compromisso com o Plano Nacional da Educação (PNE), que preconiza a formação de professores, democratização do ensino e a formação continuada. “Continuem buscando o conhecimento. Não esqueçam que no diploma há três nomes a zelar – o nome de vocês, o nome do curso e o da UERN”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes.

Prestigiaram a solenidade: o diretor pro tempore do Campus de Pau dos Ferros, prof. Antônio de Lisboa Batista; a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Fátima Araújo; subchefe de Gabinete, Arnaldo Viana; autoridades políticas, professores, familiares e amigos dos graduados.