CNPq ANUNCIA CENSO DA PESQUISA 2010

A data base do Censo 2010 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) será 5 de dezembro de 2010. Os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório terão até esta data para atualizar seus currículos Lattes e os líderes para possíveis regularizações junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação sobre os dados dos grupos.

Atualmente, os grupos de pesquisa da UERN são regulamentados pela Res. 61/2008-CONSEPE aprovado em 17/12/2008. O presente regulamento tem possibilitado um acompanhamento e uma avaliação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação das propostas de criação e consolidação dos grupos de pesquisa.

O DGP é uma base de dados corrente onde são registrados os grupos de pesquisa em atividade nas principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil. É uma rica e importante fonte de informações constituída dos recursos humanos dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), das linhas de pesquisa em andamento, da produção científica e tecnológica e dos padrões de interação com o setor produtivo. De dois em dois anos, numa data previamente anunciada, com tempo para que se procedam as atualizações necessárias, o CNPq faz uma “fotografia” dessa base para a realização dos censos.

Estes apresentam informações quantitativas sobre os grupos em suas diversas dimensões (grupos, recursos humanos, linhas de pesquisa, etc), segundo diversas variáveis (geográfico/institucional, áreas de conhecimento, etc) e oferecem recursos de buscas textuais sobre toda a base de dados. “Na medida em que eles são recorrentes – os censos a partir de 2000 estão disponíveis no site do CNPq – fornecem também informações históricas e padronizadas, contribuindo para a preservação da memória da atividade científico-tecnológica nacional”, informa a PROPEG.

Segundo a PROPEG, é muito importante que todos os líderes de grupos façam uma revisão rigorosa dos dados dos seus grupos e recomendem que todos os participantes (pesquisadores e estudantes) atualizem seus currículos Lattes, pois deles são extraídas diversas informações, inclusive a formação acadêmica a produção científica e tecnológica dos participantes.

Mais informações: 3315-2176