Clínicas odontológicas de Caicó já realizaram mais de 10 mil procedimentos

Texto: Adriana Morais

Referência na prestação de serviços em saúde bucal em vários níveis de complexidade, as clínicas do curso de Odontologia da UERN, do Campus de Caicó, reúnem ensino, pesquisa e extensão em um mesmo espaço. Para além de um campo de aprendizado dos alunos, as clínicas oferecem atendimento gratuito e de qualidade a pacientes da região do Seridó e dos estados do Ceará e Paraíba.

Desde 2013, foram atendidos mais de dois mil pacientes, totalizando mais de 10 mil procedimentos clínico-odontológicos. “O atendimento é ótimo. Eles fazem todo o acompanhamento e o tratamento dentário completo”, atesta Patrícia Kelly, de Caicó, uma das beneficiadas com o projeto. Nas clínicas, os cidadãos encontram serviços e especialidades que não são facilmente encontradas em unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cirurgia oral menor, extração do terceiro molar, tratamento de canal, tratamento de dores orofaciais em geral, estomatologia (que são diagnósticos e tratamento de lesões orais), prevenção de combate ao câncer bucal são alguns dos procedimentos oferecidos. Coordenador do curso de Odontologia, Eduardo Seabra ressalta que o objetivo do setor da clínica não é realizar procedimentos pontuais, mas sim tratar o máximo possível de pacientes, como forma de promoção de saúde e atenção de saúde bucal integral e integrada.

O curso de Odontologia da UERN tem convênio com o SUS. São 31 cadeiras de atendimentos, incluindo o centro cirúrgico, que funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de expediente do curso de Odontologia. Nas clínicas, são atendidos pacientes com problemas bucais de média e alta complexidade.

Todos os atendimentos dentários são realizados por alunos, acompanhados por professores, que são responsáveis legais pelos procedimentos. “Em média, o aluno passa 44% do tempo do curso dentro de clínica atendendo pacientes”, informa Seabra. São 50 alunos em clínicas, recebendo pacientes com o objetivo do tratamento concluído.
“O atendimento clínico é uma das nossas mais fortes ferramentas de ensino, porque o aluno está vivenciando o conteúdo na prática, para a tomada de decisões frente à biologia, frente à química de materiais, biomecânica, técnico operatório. Tudo que é visto em teoria e praticada em manequim pré-clínico é vivenciado de verdade na clínica. É a nossa melhor sala de aula”, exalta o professor.

Para o diretor do Campus Avançado de Caicó, Álvaro Lima, as clínicas odontológicas são importante campo de prática para os alunos. “Desde a metade do curso, os nossos alunos vão para as clínicas terem contato direto com a profissão. Além desse contato fundamental para os discentes, as clínicas prestam relevantes serviços a pacientes de toda a região do Seridó, muitos destes têm dificuldades de acesso ao serviço odontológico, principalmente algumas especialidades pouco mais complexas”, finaliza.

FORMAÇÃO

Um papel fundamental na formação dos estudantes (Foto: Wilson Moreno)

As clínicas desempenham um papel fundamental na formação dos graduandos, abrigando projetos de extensão, estágios e aulas curriculares. Para a estudante Tarciana Seni, do 9º período, o contato com o paciente ainda na graduação, possibilitado pelas clínicas, proporciona maior segurança aos futuros profissionais.
“Sem ter esse momento, a gente não ia ter a formação adequada, e quando chegássemos ao mercado de trabalho ficaríamos totalmente perdidos. Na teoria a gente adquire conhecimento, mas é só na prática que a gente sabe de verdade se vai dar certo o que a gente aprendeu, se a gente vai conseguir reproduzir”, declara.

O graduando Tásso Assuero, natural da cidade de Governador Dix-sept Rosado, também vê como essencial o atendimento. “Desde a metade do curso a gente vem praticando em pacientes e é muito bom ter professores de várias áreas que acompanham a gente nas disciplinas e nos procedimentos”. Ele frisa que as clínicas possibilitam que os estudantes tenham mais segurança para chegar ao mercado de trabalho. “Já que estamos lidando com pessoas, é importante que a gente comece a praticar o quanto antes”, pondera.

Desde o 5° período em clínica, Tarciana Seni observa que a sua evolução é nítida. “Logo quando comecei na clínica, quando estava diante de um paciente, ficava nervosa, pensando o que fazer. A gente demorava, entrava no atendimento do outro. Agora está um pouco mais tranquilo. Mesmo com procedimentos com um nível que a gente considere mais complicado, a gente consegue lidar um pouco melhor”, conclui.