Circuito de Artes, novo projeto itinerante da PROEX, inicia atividades na Escola Municipal Celina Guimarães

*Com a colaboração de Lilia Santana – estagiária de Jornalismo

Levar teatro, dança e outras manifestações culturais para as escolas e espaços públicos mostra o que de melhor a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) produz em arte. Esses são os objetivos do projeto Circuito de Artes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) iniciado hoje, 11, na Escola Municipal Celina Guimarães. O projeto terá continuidade ao longo do ano.

Dezenas de crianças de todas as turmas do Ensino Fundamental ficaram bastante atentas e interagiram com os artistas durante o espetáculo “Nada”, apresentado pelo Grupo de Teatro Universitário da UERN (GRUTUM) no intervalo das aulas.

“São divagações filosóficas e poéticas sobre as possibilidades e as impossibilidades do nada, entendendo o nada como uma situação de partida para outros caminhos. Uma palavra que as vezes é usada pejorativamente, mas que ao mesmo tempo, paradoxalmente, ela é o princípio de muitas outras caminhadas”, explicou Nonato Santos, coordenador artístico do GRUTUM.

A chefe do setor administrativo de Produção Cultural da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA), Alexsandra Gomes, considera bastante positiva a recepção dos alunos e da direção escolar.

“Eles estavam bem atenciosos e animados para receber um espetáculo da Universidade. O saldo foi muito positivo. Esperamos que as próximas edições venham para trazer mais arte e divulgar o que os nossos grupos culturais estão produzindo”, avaliou.

A Escola Celina Guimarães tem um grupo de teatro coordenado pelo professor Alexandre Neves e tem um histórico de participação no Festival de Teatro da UERN (FESTUERN) de muitos anos.

O diretor da escola agradeceu a escolha por ser o primeiro local a receber uma atividade do novo projeto da PROEX.

“Muito gratificante da parte da gestão, da coordenação pedagógica, da parte docente, em receber um grupo da UERN. A escola já resgatou o FESTUERN e essa apresentação foi essencial para fazer os alunos quererem participar”, comentou Alyson Leandro Melo Lima.