...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cinese divulga resultado final do processo seletivo para novos dançarinos do grupo

O Grupo de Dança Cinese divulgou, nesta segunda(10), o resultado final do processo seletivo que realizou para o preenchimento de 10 vagas  no elenco de dançarinos.

Conforme a programação anual do grupo, a audição 2020 estava prevista para abril. Entretanto, por conta do isolamento social provocado pela pandemia, o grupo decidiu inovar e realizar a audição de forma virtual.

A banca examinadora foi composta por Juarez Moniz (profissional de dança, professor e coreógrafo), André Rosa (diretor artístico convidado do Cinese), Tatiana Moritz (professora da UERN e coordenadora dos grupos artísticos da EdUCA) e Cássia Carvalho (integrante do Cinese desde 2019).

O processo seletivo on line mostrou-se desafiador, tanto para comissão quanto para os candidatos. “Tivemos de readaptar e estabelecer critérios muito claros, além do alinhamento e entrosamento da comissão”, explica a professora Tatiana Moritz. Foram deferidas 14 inscrições, e os candidatos tiveram de aprender a partitura coreográfica enviada por email e gravar um vídeo executando a mesma. Além da partitura, eles tiveram de gravar e enviar um vídeo de 30 segundos de improvisação.

“Os vídeos nos permitiram avaliar a movimentação de cada pessoa, como eles se colocam no espaço, a intenção do gesto, capacidade de aprendizado, bem como a desenvoltura com o recurso tecnológico. Cada membro da comissão avaliou individualmente e em seguida a comissão se reuniu de forma virtual, para fazer uma curadoria dos vídeos, levando em consideração os apontamentos de cada membro e os critérios estabelecidos”, conta a professora Tatiana.

Para a avaliação dos vídeos, foram estabelecidos como critérios: Presença cênica, musicalidade, capacidade de apreensão da sequência proposta, qualidade de movimentação, e habilidade de improvisação.

Os candidatos também passaram por uma entrevista, que possibilitou à banca o conhecimento das vivências em dança,  disponibilidade de tempo e de espaço para trabalhar on line, percepção sobre o Cinese e a motivação de cada um deles para participar da seleção.

“A potência cênica dos candidatos é inegável. Corpos disponíveis e abertos ao novo, dialogando poeticamente com a proposição do Grupo Cinese, que é a de instaurar diálogos entre corpos moventes, independente de sua idade cronológica. Foi surpeendente enxergar potências corporais que, mesmo sem se conhecerem, já fazem diálogos potentes entre eles”, destaca Juarez Moniz.

“Foi emocionante participar dessa audição virtual e me deparar com pessoas tão potentes, com tamanha presença cênica e qualidade de movimentação. Fiquei muito feliz em saber que nosso grupo é benquisto e que pessoas tão maravilhosas querem fazer parte dele”, comemora Cássia Carvalho.

“Essa ressignificação na dança surgiu a partir da impossibilidade da audição presencial e acabou possibilitando experienciar novas alternativas de vivência em dança, a partir da relação que aproxima a arte com a tecnologia”, finaliza André Rosa.

O resultado final você confere AQUI.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support