Ciência da Computação da UERN inova e passa a aceitar registro de software como TCC

Em uma Universidade convivemos com uma diversidade de cursos e áreas de conhecimentos, cada uma com sua particularidade. Tomando isso como princípio, o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) alterou o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação e passou a permitir uma maior variedade nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Agora, além da elaboração de monografia, também é possível apresentar como trabalho de diplomação um artigo científico aceito em anais de eventos ou periódicos classificados no Qualis da CAPES na área de Computação, depósito de patente e registro de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). As novas modalidades poderão ser realizadas em grupo de até três componentes.

Os primeiros a se beneficiarem com essa inovação foram os estudantes Hítalo Vinícius Alves de Andrade e Victor Marcelo Rodrigues Silva. Eles desenvolveram o MAPI e MAPP, softwares integrados para armazenamento, gestão e visualização de bases de dados georreferenciadas sobre vias urbanas e ocorrências no trânsito.

“Permitir um registro de software como trabalho de conclusão de curso foi algo excepcional, já que me permitiu focar em algo que possuo muita afinidade, a programação. Com mais tempo dedicado ao desenvolvimento, pude entregar um produto final completo e pronto para comercialização”, enfatiza Victor.

O sistema funciona via web e conta com um design responsivo, sendo capaz de exibir diretamente no mapa em que locais ou regiões ocorreram acidentes de trânsito e chamadas de emergência do SAMU, por exemplo. Essas ocorrências podem ser filtradas, por exemplo, por tipo, data e gravidade, e apresentar os resultados como mapa de pontos, cluster de pontos ou mapa de calor.

“Utilizar um registro de software como modalidade para conclusão de curso permitiu que mais tempo fosse gasto com o desenvolvimento da aplicação e que ela tivesse mais qualidade, pois o processo de registro é muito rápido”, complementa Hítalo.

O software desenvolvido por Hítalo é capaz de consultar os dados sem a necessidade de visualizar no mapa e ainda integrar de forma ágil as informações com outros sistemas presentes em uma organização. Isso pode ser útil tanto na gestão pública quanto em empresas que necessitam de dados georreferenciados, como nas áreas de vendas e logística, auxiliando na tomada de decisões administrativas.

O Prof. Dr. Sebastião Alves, orientador de Hítalo e Victor, destaca a importância desse modelo de trabalho. “Essas novas modalidades trazem flexibilidade sem deixar de lado o rigor técnico e científico. Ainda é obrigatório que haja um professor orientador e a defesa em apresentação pública, onde os discentes devem demonstrar a sua contribuição no desenvolvimento do artigo ou produto final”.