Ciclo de palestras promove debate sobre enegrecimento da Educação

O I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de Pau dos Ferros, promove mais uma atividade nesta quinta-feira, 7. O evento será realizado às 17h30, com transmissão pelo canal do YouTube do GEPEEG.

A palestra será sobre o tema “Enegrecimento da Educação e o mundo da vida escolar”, ministrada pela professora Me. Joyce de Sena Lima. A iniciativa visa promover um espaço de formação continuada para profissionais da educação básica, incluindo gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos, e especialmente os professores.

O ciclo de palestras conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE). A ação integra a programação preparatória para o projeto “Pedagogias para o agir comunicativo na escola”, que será executado a partir de 2022, de modo presencial, em escolas públicas na região de abrangência do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

As pedagogias para o agir comunicativo na escola se constituem pela inserção de elementos da Teoria da Ação Comunicativa do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas mediante práticas e ações que valorizam a linguagem, a comunicação, a intersubjetividade e a busca do entendimento mútuo livre de coerções no mundo da vida escolar. Com esta inserção, tem como objetivo difundir estas propostas pedagógicas nas escolas públicas a partir de um conjunto de palestras com temas variados.