...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Chefe do Departamento de História da UERN analisa regulamentação da profissão de historiador

No último dia 17 de agosto foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.038 que regulamenta a profissão de historiador. A decisão é considerada uma vitória para a categoria.

Ontem, 19 de agosto, foi comemorado o Dia do Historiador e da Historiadora, data, instituída em homenagem ao nascimento do escritor e diplomata pernambucano Joaquim Nabuco. A efeméride criada na última década visa lembrar a luta dos profissionais de História pela regulamentação de sua atividade. “Em 2020, o 19 de agosto é dia de comemorar a vitória sobre o obscurantismo e o revisionismo conservador”, diz o professor Leonardo Cândido Rolim, chefe do Departamento de História da UERN.

No início do ano, a entidade representativa dos historiadores/as, a Associação Nacional de História (ANPUH), conseguiu a articulação necessária para que o Congresso pautasse e votasse o Projeto de Lei que regulamentava a profissão.

O professor Leonardo conta que vários parlamentares são professores de História (Randolfe Rodrigues, Marcelo Freixo, Alessandro Molon, entre outros) e se empenharam na luta empreendia há algumas décadas tanto pela Associação Nacional de História (ANPUH) quanto pela Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), levada a acabo após longos embates e discussões. “Entre as atribuições dos historiadores, o texto prevê o magistério da disciplina de História nas escolas de ensino fundamental e médio, desde que cumprida a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto à obrigatoriedade da Licenciatura. O profissional de História poderá ainda planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica; assessorar, organizar, implantar e dirigir serviços de documentação e informação histórica; e elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos. Uma árdua luta de historiadoras e historiadores, enfim, rendeu frutos. A partir de agora podemos dizer, com orgulho, somos professoras/es de História e Historiaras/es, junto e ao mesmo tempo”, comentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support