Chamada Universal disponibiliza R$ 200 milhões para Projetos de Pesquisa

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam, nesta quarta-feira (30), a Chamada Universal 2014 no valor global de R$ 200 milhões. A iniciativa irá apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do País em qualquer área do conhecimento. Confira o edital e o regulamento da chamada neste link.

Os projetos deverão ser cadastrados na página do CNPq na internet, através da  Plataforma Carlos Chagas, até o dia 16 de junho.

A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de novembro e o início da contratação das propostas aprovadas deve ocorrer a partir de dezembro. O prazo máximo para execução dos projetos será de 36 meses, exceto aqueles que contarem com prorrogação aprovada pelo CNPq.

Do total de R$ 200 milhões que serão disponibilizados para o financiamento das propostas aprovadas, R$ 50 milhões são provenientes do CNPq e R$ 150 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os recursos adicionais da chamada deste ano, em relação a 2013, no total de 30 milhões de reais, serão destinados aos projetos que concorrem à Faixa A, voltada a jovens pesquisadores. O ministro Clélio Campolina se empenhou para ampliar o investimento do MCTI, dada a relevância da Chamada Universal do CNPq para a manutenção dos alicerces da pesquisa nacional.

A chamada prevê, ainda, a destinação mínima de 30% dos recursos para projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.

O proponente poderá apresentar apenas um projeto em resposta à Chamada, escolhendo uma faixa que se adapte ao seu perfil, não sendo permitida a implementação de novo auxílio a pesquisadores que ainda tenham projetos vigentes. Ocasionalmente, recursos não utilizados em uma das faixas poderão ser alocados para projetos das outras duas faixas disponíveis.

Fonte:
Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico