CERIMONIALISTA DA UERN MINISTROU OFICINAS EM ENCONTRO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO

A padronização das cerimônias universitárias, foi um dos temas discutidos durante o III Encontro Nacional de Cerimonial Universitário, ocorrido no período de 21 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro, no Campus da UFRJ. O encontro contou com a participação de representantes de 90 Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

A chefe de cerimonial da UERN, Isolina Melo, que é delegada da região Nordeste, participou do encontro e ministrou oficinas sobre: Posse de Reitor, Aula Magna e Pedra Inaugural. “A gente se aprimora, troca experiências…É muito interessante. Nossa meta é criar um padrão para essas cerimônias”, explica Isolina.

O evento foi realizado pelo Forcies – Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias, com o intuito de fazer com que cerimonialistas de instituições de ensino superior debatessem sobre questões práticas e teóricas desse tipo de trabalho.

Durante os quatro dias de encontro os participantes discutiram como preparar solenidades, como colações de grau, méritos universitários, aula inaugural, pedra fundamental, transmissão de cargos, entrega de títulos, entre outras.