Cerimônia de 20 anos do NEEL presta homenagens a ex-coordenadores e ex-secretários

Para celebrar os 20 anos de criação do Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas (NEEL/UERN), uma cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (09) na área de lazer da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN. Na ocasião foram entregues homenagens a ex-coordenadores e ex-secretários.

Criado em 1997, o NEEL é vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras, da Faculdade de Letras e Artes (DLE/FALA). Atualmente são atendidos 240 alunos, mas a perspectiva é dobrar esse número de vagas no próximo ano.

“O NEEL é de fundamental importância, pois oferece acesso a cursos de qualidade por um preço simbólico para a comunidade acadêmica e externa”, afirmou a diretora da FALA, profa. Dra. Hubeônia Alencar. O coordenador do NEEL, prof. Dr. Nilson Barros, acrescenta outra característica fundamental: “O NEEL é um espaço onde os futuros professores desenvolvem a habilidade de ensinar. É uma grande satisfação comemorar essa data”, destacou Nilson Barros.

Um dos homenageados foi o prof. Me. Luis Alberto, fundador e ex-coordenador do NEEL: “O Núcleo surgiu como uma escola de línguas e se tornou referência para outras instituições, nossa ideia floresceu na região. É uma honra estar presente nessa cerimônia”.

Além dos professores Hubeônia Alencar, Nílson Barros e Luís Alberto, a Mesa Diretora da solenidade contou com as presenças da profa. Ma. Jéssica Neiva, representando o reitor Pedro Fernandes, e a profa. Ma. Iara Maria Carneiro de Freitas, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras.

A solenidade contou ainda com a apresentação cultural do Grupo de Choro Ingênuo do Conservatório de Música D´Alva Stella Nogueira Freire.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos:
20 Anos do NEEL
HISTÓRICO – Fundado em 1997, o NEEL /UERN surgiu com o objetivo de dotar a comunidade universitária de alternativa para a aprendizagem de línguas estrangeiras em ambiente acadêmico. Nos primeiros semestres de funcionamento, o Núcleo contou com a participação de estudantes intercambistas estrangeiros que se encontravam na região por meio do AFS INTERCULTURA BRASIL. Estes foram treinados por professores da Faculdade de Letras para ministrar aulas de seus idiomas maternos.

Além de intercambistas estrangeiros e de estudantes brasileiros que participaram de intercambio cultural, estudantes do Curso de Letras Língua Inglesa também atuavam como monitores, ministrando aulas de Inglês, o que os beneficiou bastante quanto a obterem experiência na prática docente. Posteriormente, com a implantação, no Curso de Letras, da Licenciatura em Língua Espanhola, também participaram como monitores estudantes de Espanhol.

O surgimento do Núcleo teve grande importância na comunidade universitária e na sociedade mossoroense por ter possibilitado a participação em estudos de línguas estrangeiras, de estudantes, professores, funcionários da UERN e de integrantes da comunidade em geral.

Ao longo de seu funcionamento, foram disponibilizados para a comunidade universitária e para a comunidade da região cursos das línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa, italiana e japonesa.

Homenageados:

FUNDADOR E EX-COORDENADOR
Prof. Luiz Alberto Lima (1997)

EX-COORDENADORES
Prof. Gilmar Henrique da Silva (Coordenação: 1997-2005)
Prof. Marcelo Melo da Costa (Coordenação: 2005-2009)
Prof. Wanderley da Silva (Coordenação: 2009-2011)
Prof. Pedro Adrião da Silva Júnior (Coordenação: 2011-2013)
Profa. Anna Neri Dantas Camacho de Valera (Coordenação: 2013-2014)
Profa. Adriana Almeida Fernandes (Coordenação: 2015-2016)

EX-SECRETÁRIOS
Maria Arlete da Silva