Cerca de 90% dos professores da rede básica do interior são formados pela UERN

Com a oferta de 57 cursos de graduação presenciais, entre bacharelados e licenciaturas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem desempenhado significativo papel na formação superior da população, sobretudo da norte-rio-grandense. Todavia, os impactos da Universidade na educação do Estado vão além.

A presença da UERN em 17 cidades, com ênfase no interior do Estado, tem refletido diretamente em melhorias na Educação Básica, principalmente com a formação de profissionais em licenciaturas nas mais diferentes áreas. Atualmente, cerca de 90% dos professores da Educação Básica que vêm atuando no interior do Estado foram formados pela UERN, segundo dados do Conselho Estadual de Educação.

“Esse número ratifica a importância da Instituição para a Educação Básica do Estado, e mostra o papel fundamental que a Universidade tem na educação. A melhoria da Educação Básica no Rio Grande do Norte passa pelo fortalecimento da UERN”, enfatiza o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas.

Para o professor da Escola Estadual Francisco Antônio Medeiros, Rawlinson de Melo Bezerra, a UERN foi fundamental para a sua formação. Graduado em Biologia e atualmente cursando mestrado, também na UERN, o professor destaca que a Universidade foi de suma importância na sua trajetória profissional. “Muito do que sou, enquanto docente, devo à Universidade”, declara o professor, que também atua como voluntário do projeto de Extensão Cursinho Popular da Rede Emancipa da UERN, voltado a estudantes de escolas públicas que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Dentro da formação teórico-prática dos alunos de licenciatura, a UERN também contribui com o fortalecimento da Educação Básica em todo o Estado através dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RESPED). Atualmente, 30 escolas em 11 municípios em todo o Estado são abrangidas com as ações dos dois programas.

Além disso, o Programa de Monitoria Institucional e os estágios curriculares possibilitam uma maior aproximação da Universidade, por meio de estudantes de graduação, com as escolas da rede básica.

“Os cursos de licenciatura da UERN são bem reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e promovem uma série de programas formativos, possibilitando uma maior interação dos estudantes de graduação com a sociedade e com as escolas da rede básica. Além disso, a Universidade é responsável pela formação da maioria dos professores que atuam na região, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento e melhoria da Educação Básica”, conclui o pró-reitor.