CEP da UERN participa do 5° Encontro Nacional de Comitês de Ética da Pesquisa

Representantes do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEP/UERN) participam do 5° Encontro Nacional de Comitês de Ética da Pesquisa (V ENCEP). O encontro teve início nesta segunda-feira, 26, e segue até terça-feira, 27, em Brasília (DF).

Participam do Encontro o Prof. Dr. Pablo de Castro Santos, coordenador do CEP, e a representante de usuários, a Esp. Ieda Herculana Felipe dos Santos.

Durante o evento serão discutidos temas importantes no campo da ética em pesquisa como a Resolução n° 510/16, que trata das pesquisas nas áreas humanas e sociais; a  Resolução n° 580/18, sobre pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão debatidos temas como acesso pós-estudo de doenças raras e qualificação dos comitês de ética em pesquisa na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

O CEP é composto de um colegiado, independente e multidisciplinar, que tem como objetivo defender a integridade e dignidade de seres humanos envolvidos em projetos de pesquisa em consonância com as Resoluções nº 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) / Ministério da Saúde(MS).