CEMAD/UERN sedia cursos de Capacitação em RADs no dia 24

Discutir práticas e processamentos usuais e bases legais em programas de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) no Brasil, e repassar aos participantes conceitos, como base para elaboração de projetos.de Recuperação de Áreas Degradadas – PRADs.

Com estes objetivos, O CEMAD da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediará a promoção do dia 24 deste mês, de cursos de Capacitação, das 8h30 às 17h30, no Câmpus Central. O curso é destinado a Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais, Civis e de Minas, Arquitetos, Geólogos, Biólogos, especialidades afins, técnicos de mineradoras, rodovias, barragens, agropecuária, urbanização, estudantes de áreas afins e interessados em geral.

EMENTA BÁSICA DO CURSO

1. Terminologia aplicada à Recuperação de Áreas Degradadas-RAD;

2. A Multidisciplinaridade do tema e atribuições profissionais;

3. Técnicas silviculturais aplicadas à RAD (preparo do local, seleção de espécies, produção e manejo de sementes e mudas, implantação e tratos culturais;

4. Nucleação na RAD: funções e técnicas: transposição de solo, chuva de sementes, poleiros artificiais;

5. RAD em áreas de agricultura e pecuária: Sistemas agroflorestais e recuperação de ambientes ciliares e reserva legal;

6. RAD em áreas de mineração: Estudos de caso;

7. A Bioengenharia na RAD;

8. Nova Instrução Normativa do IBAMA: Como elaborar projetos

9. Avaliação e Monitoramento de áreas em recuperação: critérios e parâmetros.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Instrutor: Prof. Mauricio Balensiefer (Depto. de Ciências Florestais da UFPR – SOBRADE);

Valor: R$ 300,00 (Profissionais)-30 vagas.R$ 150,00 (Est. de Graduação) – 10 vagas.

Obs. Certificado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas – SOBRADE

Faça sua inscrição e garanta sua vaga, pois são limitadas.Solicite a ficha de inscrição e/ou mais detalhes através do e-mail cursos@sobrade.com.br ou fabi.maiaan@gmail.com tel. 41-3360-4256.

Inf. em Mossoró com Prof. Ramiro ou Queiroz da UERN-CEMAD.Tel.8433152237 e 33152197.