CEMAD inicia especialização na Reserva Ponta do Tubarão

Teve início no último dia 03 de maio, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, o curso de especialização Educação e Sustentabilidade em Unidades de Conservação, realizado pelo CEMAD – Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido, juntamente com o Departamento de Ciências Biológicas, ambos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Foram selecionados 55 alunos, em sua maioria professores do ensino fundamental e médio, todos atuantes no interior da área de conservação. O curso terá uma duração de 480 horas/aula e acontecerá sempre com aulas presenciais nas noites das sextas-feiras e nos turnos matutino e vespertino dos sábados.

Segundo o professor Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho, coordenador do curso, os alunos terão três opções de linhas de pesquisas para escreverem as suas monografias, sendo elas: Recursos Naturais do Semiárido, Gestão de Organização Ambientalista e Redes de Educação e por último, Conservação da Natureza. Ramiro informou que as disciplinas presenciais têm seu término previsto para setembro de 2013 e as monografias comporão um livro que deverá ser lançado em abril de 2014.

O início do curso foi marcado por uma aula inaugural no último dia 03 de maio no auditório do Ecoposto da Reserva, onde também acontecerão todas as aulas. Nessa solenidade estiveram presentes alguns professores que atuarão nas disciplinas a serem lecionadas e ainda representante da Prefeitura de Macau.

Texto e foto: Ivanaldo Xavier