CEMAD APROVA PROJETO AMBIENTAL QUE SERÁ REALIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ

O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD), junto ao Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEEAMAS), conseguiu a aprovação do projeto “Divulgando a Educação Ambiental na Construção de Saberes e Exercício da Cidadania na Escola Pública em Mossoró – RN”, edital CAPED/DEB de nº 33/2010, da CAPES.

O projeto, que atuará transmitindo conhecimentos de educação ambiental para os alunos e professores das escolas públicas, tem a coordenação do prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho e participação de vários professores, técnicos e alunos da UERN. O objetivo geral é mostrar aos professores e alunos da rede pública municipal de ensino que existem estudos e resultados positivos, alternativas e técnicas de exploração dos recursos ambientais capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, sem causar danos ao meio ambiente.

Dentro desses objetivos gerais podem ser identificados vários objetivos específicos, tais como, identificar as ações desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental (6º a 9º ano) e médio nas diferentes disciplinas que dimensionam uma abordagem para a educação ambiental e propor estratégias metodológicas para trabalhar este conteúdo em sala de aula, de forma contextualizada, a transversal e  interdisciplinar; incentivar a vocação científica entre os alunos da rede pública estadual de ensino e contribuir com a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no município; sensibilização do corpo docente e discente escolar para a interdisciplinaridade da educação ambiental.

Outro propósito é identificar conteúdos e estratégias utilizadas pelos professores para trabalhar as questões ambientais dentro do contexto local da cidade e discutir estratégias metodológicas propostas pelos docentes para o estudo da Educação Ambiental a serem abordadas nas aulas nas diversas disciplinas.  Serão desenvolvidos seminários/oficinas/minicursos com professores e alunos para discussão teórica e elaboração de estratégias, metodológicas voltadas para a Educação Ambiental escolar de forma transversal.

A previsão do início de atuação desse projeto é para janeiro de 2011, quando a UERN deverá receber os recursos aprovados. A equipe deverá se reunir para providenciar o material didático previsto, como algumas cartilhas, cartazes, banners e outros, para serem utilizados nos seminários, oficinas e cursos.

Mais informações:
CEMAD – 3315-2197