...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Causas de deslizamento de falésia em Pipa são avaliadas por professor da Uern

Vários fatores podem ter sido a causa da queda de parte de uma falésia que vitimou, no dia 17 de novembro, uma família na praia de Pipa, em Tibau do Sul. O professor Rodrigo Guimarães, do curso de Gestão Ambiental do Campus de Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, esteve no local para avaliar as possíveis causas.

O acidente tirou a vida de Hugo Pereira, sua esposa Stela Souza e o filhinho Sol, de apenas sete meses.

“O processo de movimentos de massa nas falésias ativas pode ter uma relação direta com o avanço do mar devido à erosão das praias e com o aquecimento global que eleva o nível dos oceanos. Também a maior frequência de eventos extremos pode aumentar a erosão marinha na base das falésias e acelerar a queda de blocos, tombamentos ou deslizamentos”, explicou o professor, que há 10 anos leciona a disciplina de Gestão da Zona Costeira.

Coordenador do Laboratório de Estudos Costeiros e de Áreas Protegidas – Lecap, Rodrigo Guimarães acrescenta que a ação humana vem se destacando entre os fatores de degradação dos ambientes litorâneos.

“Ocupações em Áreas de Preservação Permanente – APPs como as que existem em Pipa modificam a estrutura da vegetação, do solo e a drenagem da água das chuvas. E isso acelera os processos erosivos e, portanto, aumenta os riscos de acidentes nas falésias”, detalha o professor.

O Lecap abriga as atividades de pesquisa de docentes e alunos vinculados ao curso de graduação em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciências Naturais, Mestrado em Geografia e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizando pesquisas sobre os ambientes litorâneos e as áreas protegidas.

Em 2018, o professor coordenou a elaboração do Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e lá foi indicada a necessidade de adequação de ocupações que estavam no topo das falésias.

Atualmente, o Laboratório realiza pesquisas na Área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado e na RDS Ponta do Tubarão.

O projeto mais importante que os pesquisadores desenvolvem no momento é sobre os impactos socioambientais da energia eólica no Brasil, inclusive o grupo integra o Observatório da Energia Eólica da Universidade Federal do Ceará – UFC e uma rede de pesquisa que engloba a Texas A&M University, a UFC, a Uern, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e outras instituições.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support